Alvenaria: Parede Estrutural e Parede de Vedação

A alvenaria é um elemento construtivo fundamental no projeto estrutural de uma construção. Uma boa alvenaria ajuda no bom desenvolvimento das demais atividades além de contribuir com a segurança da obra.

Os tipos de alvenaria são: alvenaria estrutural e alvenaria de vedação, e a principal diferença entre elas é que a alvenaria estrutural (que utiliza o bloco estrutural, tijolo estrutural, tijolo de concreto, bloco de concreto e etc.) serve como a própria estrutura da obra, dispensando armações de ferro e aço. A alvenaria de vedação suporta apenas o seu próprio peso, por isso necessita de vigas e pilares para dar sustentação.


Alvenaria estrutural e de vedação

Um tipo não substitui o outro, pois cada um exerce uma função. Não há como a alvenaria de vedação substituir a alvenaria estrutural, uma vez que ela não pode desempenhar a função de estrutura no projeto. As opções mais comuns de sistemas construtivos estruturais são a estrutura de concreto armado e estrutura de aço, que são preenchidas com paredes de alvenaria de vedação ou a própria parede de alvenaria estrutural, com bloco estrutural. O tijolo de concreto, bloco de concreto, bloco estrutural ou tijolo estrutural é o elemento mais utilizado para a construção de paredes estruturais hoje em dia.

Alvenaria de vedação

A alvenaria de vedação, que normalmente está presente na maioria das obras existentes são as paredes usadas na estrutura convencional de concreto armado com ferro, aço, pilares e vigas, que fazem a função estrutural da obra. O fechamento das paredes é feito com blocos de concreto ou cerâmico, que não precisam de muita resistência por ter armações, vigas e pilares como sustentação.

Saiba mais:  Aprenda Como Escolher Blocos de Concreto

Alvenaria estrutural

A alvenaria estrutural possui as mesmas funções da de vedação, porém desempenha ainda a função estrutural na obra. Ela garante a segurança da construção sem a utilização de estruturas armadas com ferro e aço e substitui as vigas e pilares com os próprios blocos de concreto, que possuem resistência elevada e são capazes de suportar além do seu peso.

Os blocos devem atender à resistência necessária para suportar o peso da obra, já que possuem a função de estrutura. A resistência da argamassa também deve ser avaliada de acordo com cada tipo.

O uso do bloco de concreto na alvenaria estrutural é mais eficaz em relação ao uso do tijolo, pois os blocos de concreto permitem a coordenação modular do projeto.

4 Comentários

  1. Marcos santos da silva 13 de setembro de 2015
  2. Otavio Ribeiro dos Santos 10 de julho de 2015
  3. maria salete hauschild 18 de abril de 2015
  4. Vinicius Neckel 27 de março de 2015

Adicionar Comentário