Alvenaria: Parede Estrutural e Parede de Vedação

A alvenaria é um elemento construtivo fundamental no projeto estrutural de uma construção. Uma boa alvenaria ajuda no bom desenvolvimento das demais atividades além de contribuir com a segurança da obra.

Os tipos de alvenaria são: alvenaria estrutural e alvenaria de vedação, e a principal diferença entre elas é que a alvenaria estrutural (que utiliza o bloco estrutural, tijolo estrutural, tijolo de concreto, bloco de concreto e etc.) serve como a própria estrutura da obra, dispensando armações de ferro e aço. A alvenaria de vedação suporta apenas o seu próprio peso, por isso necessita de vigas e pilares para dar sustentação.

Alvenaria estrutural e de vedação

Um tipo não substitui o outro, pois cada um exerce uma função. Não há como a alvenaria de vedação substituir a alvenaria estrutural, uma vez que ela não pode desempenhar a função de estrutura no projeto. As opções mais comuns de sistemas construtivos estruturais são a estrutura de concreto armado e estrutura de aço, que são preenchidas com paredes de alvenaria de vedação ou a própria parede de alvenaria estrutural, com bloco estrutural. O tijolo de concreto, bloco de concreto, bloco estrutural ou tijolo estrutural é o elemento mais utilizado para a construção de paredes estruturais hoje em dia.

Alvenaria de vedação

A alvenaria de vedação, que normalmente está presente na maioria das obras existentes são as paredes usadas na estrutura convencional de concreto armado com ferro, aço, pilares e vigas, que fazem a função estrutural da obra. O fechamento das paredes é feito com blocos de concreto ou cerâmico, que não precisam de muita resistência por ter armações, vigas e pilares como sustentação.

Alvenaria estrutural

A alvenaria estrutural possui as mesmas funções da de vedação, porém desempenha ainda a função estrutural na obra. Ela garante a segurança da construção sem a utilização de estruturas armadas com ferro e aço e substitui as vigas e pilares com os próprios blocos de concreto, que possuem resistência elevada e são capazes de suportar além do seu peso.

Os blocos devem atender à resistência necessária para suportar o peso da obra, já que possuem a função de estrutura. A resistência da argamassa também deve ser avaliada de acordo com cada tipo.

O uso do bloco de concreto na alvenaria estrutural é mais eficaz em relação ao uso do tijolo, pois os blocos de concreto permitem a coordenação modular do projeto.

4 COMENTÁRIOS

  1. Eu fiz um curso da construção civil e estou trabalhando na área civil para ganhar mais experiência estou como ajudante como começamos desde o alicerce estou ganhando mais experiência para que na próxima construção possa atuar já como pedreiro e com a ajuda dos aplicativos que existe hoje e com a evolução estou muito agradável a trabalhar na área da construção muito obrigado!

  2. Atualmente moro na minha casa e campo que anteriormente era utilizada somente aos finais de semana e férias, Mas como estou em tratamento de saúde e minha família mora próximo, tive que me mudar da minha casa da cidade para minha casa do interior, peto dos familiares. No entanto, a casa do interior precisa ser ampliada para se tornar uma moradia própria para 4 pessoas (marido duas filhas e eu). Precisamos tirar paredes, entre elas, estruturais e conversando com um metalúrgico que já executa este tipo de serviço há anos, inclusive está trabalhando com estrutura de montagem de casas com vigas e piares no que se refere a estrutura de casas que após recebem acabamento de alvenaria. Ele analisou nossa casa, pois quando a constrímos há alguns anos, já fez algns trabalhos pna nossa casa. Porém não a que se refere a estrutura. Conforme ele, as paredes que precisamos tirar para ampliar a casa, sendo elas estruturais e algumas não, podem ser substituídas por vigas e pilares reforçados em aço e após revestidas por algum acabamento. Ele garante que é seguro, mas nossa casa é toda com chapa de concreto e telhas e ainda não me sinto segura em fazer isto. Quando encontrei o site de vocês, me interessei em saber a opinião de vocês e em até pedir sugestões. Saliento que moramos no Rio Grande do Sul, onde a temperatura vaira muito. Temos muito calor no verão e muito frio no inverno. Na certeza de ser atendida por vocês e por acreditando que são profissionais experientes, aguardo resposta o mais breve possível, uma vez que estamos morando atualmente não numa casa e sim num “apertamento” como aqui falam. Tenho muita esperança que é possível colocar vigas e pilares reforçados para ampliar e integrar os ambientes da nossa casa. Muito obrigada e até em breve. Salete

  3. Bom dia, gostaria de tirar uma dúvida
    vou construir atrás da casa da minha sogra um sobrado,
    e pensei no lugar de colocar tijolos, colocar os blocos para não
    gastar com ferro e madeira na estrutura.
    Esse tipo de troca é compensador ou teria algum problema
    futuramente na casa?

DEIXE UMA RESPOSTA