ATENÇÃO: As informações contidas neste artigo são apenas para dar uma noção geral de como se faz alicerce de casas e muros. Sempre procure a orientação de um profissional qualificado para sanar quaisquer dúvidas e nunca execute nenhum tipo de serviço sem o conhecimento técnico necessário.

Os alicerces são as vigas (baldrame) de concreto armado (concreto + aço), que nas construções convencionais, se apoiam em cima das sapatas, se interligam com os pilares de sustentação e servem de base para as paredes de alvenaria.

As vigas do alicerce costumam ter entre 25 cm e  30 cm de altura por 10 cm de largura, elas são preenchidas com concreto na proporção de 1:3:3 (uma medida de cimento, três medidas de areia lavada, três medidas de brita 1).

Os ferros utilizados nas vigas do alicerce variam conforme a estrutura da edificação, mas no geral para uma casa de até dois pavimentos aceita-se 4 ferros de 3/8 amarrados entre si com estribos de ferro 3/16. Os estribos devem ter entre 15 cm e 20 cm de distância um do outro. A mesma ferragem utilizada no alicerce deverá ser usada nos pilares de sustentação

Para muros pode-se usar 4 ferros de 1/4 amarrados com estribos de 3/16 com distância de 20 cm entre si.

É importante que o concreto utilizado no preenchimento das formas do alicerce, seja feito em betoneira. Caso não tenha a betoneira, procure misturar (traçar) a areia e a pedra juntas e não encharque muito o concreto. O excesso de água é prejudicial para a resistência do concreto.

As formas de madeira também merecem atenção especial. Antes da concretagem encharque as formas até saturá-las de água, isto ajuda na cura do concreto evitando que a água de amassamento se perca para as tábuas. Molhamos as formas não para facilitar na desmontagem, mas para ajudar na cura do concreto.

Saiba mais:  Reboco: o que é? Qual sua função no revestimento de paredes?

Não se esqueça de vibrar o concreto na hora do enchimento das formas, na falta do vibrador utilize um pedaço de tubo e à medida que for enchendo as formas vá compactando o concreto. Usar o martelo para bater nas formas também ajuda bastante neste processo.

Passo a passo para fazer alicerces de casas

Material necessário para fazer alicerce

  • Areia lavada;
  • Brita nº 1;
  • Cimento CP II;
  • Água potável;
  • Tábuas de 30 cm;
  • Sarrafos de 10 cm;
  • Sarrafos de 5 cm;
  • Ferros de construção civil (vergalhões) nas medidas de 3/8  e 3/16;
  • Arame queimado (recozido);
  • Pregos de 17×27;

Ferramentas necessárias para fazer alicerce

  • Martelo;
  • Trena;
  • Lápis de marceneiro;
  • Mangueira de nível;
  • Serra e arco de serra ou alicate de cortar ferro, makita com disco para corte de ferro e etc;
  • Traçador para cortar as madeiras;
  • Torquês;
  • Marreta;
  • Pá e enxada;
  • Betoneira;
  • Baldes;
  • Vibrador;

Nunca se esqueça dos Equipamentos de Proteção Individual EPIs: Óculos, capacete, luvas, botas e protetor auricular;

Montagem e amarração das ferragens do alicerce

Caso você tenha comprado sua ferragem pronta, basta apenas cortar os tamanhos necessários e amarrá-las aos ferros dos pilares que sobem das sapatas. Do contrário, devemos montar a ferragem no próprio canteiro de obras.

Primeiro devemos cortar e dobrar os ferros 3/16 para confecção dos estribos. Também podemos comprar os estribos prontos.

Para a dobragem dos estribos, utiliza-se um gabarito feito com um pedaço de madeira resistente e alguns pedaços de vergalhão. O gabarito será feito de acordo com os estribos, como a viga do alicerce será de 25 cm x 10 cm, vamos utilizar estribos de 22 cm x 8 cm. Nosso gabarito será parecido com o da imagem abaixo.

Saiba mais:  Cura do Concreto: O que é e Como Fazer?

Gabarito para dobragem dos estribos

gabarito-dobragem-estribos

Depois dos estribos prontos, devemos fazer a amarração da ferragem, lembrando que a distância de um estribo para outro deve ser de no máximo 20 cm. Utilize giz para marcar a posição dos estribos nos ferros de 3/8. Depois, distribua os estribos por toda a extensão dos ferros e amarre-os com o arame queimado.

Amarração da ferragem do alicerce

armacao-ferragem-alicerce

Tome o cuidado de apertar bem o arame de modo que os estribos não fiquem frouxos, pois isto diminuiria a resistência da ferragem.

Aprenda como amarrar os estribos neste vídeo

Depois da ferragem da viga do alicerce pronta, é hora de amarrá-la nas ferragens dos pilares. Os pilares da casa devem ficar interligados entre si pelas vigas do alicerce.

Como podemos ver na imagem a seguir, a ferragem não se apoia na sapata, mas é amarrada nos ferros que saem dela a uns 5 a 10cm de altura, de modo que o concreto, depois, envolva toda a ferragem, não a deixando em contato com o chão. Coloque a ferragem em todas as posições de uma sapata para a outra, bem amarrada.

Sapatas alicerce de casas

O próximo passo é a montagem e nivelamento das formas que receberão o concreto

formas-de-madeira-alicerceEm volta das ferragens, arme as formas para conter o concreto. As formas deverão estar completamente alinhadas e niveladas. A parte superior da madeira deverá estar absolutamente nivelada, para que depois os tijolos subam sem problemas. O profissional deverá nivelar as formas usando mangueira de nível e linha.

Você também pode usar as linhas do gabarito para nivelar as tábuas do alicerce. Saiba mais aqui: Guia completo sobre locação de obras

O modo mais prático de nivelar corretamente as formas é marcando o nível nos ferros dos pilares, geralmente deixamos um arame amarrado 30 cm acima do nível desejado, na hora da colocação das tábuas, medimos, com a trena, do arame para baixo, até a superfície superior da tábua.

Saiba mais:  Construção Civil e o Problema Habitacional no Brasil

Concretagem das formas do alicerce

Com as formas devidamente preparadas (alinhadas, niveladas, fechadas e molhadas), devemos enchê-las com o concreto gordo 1:3:3. Não se deve despejar o concreto do alto para que as pedras não se soltem da mistura e fiquem no fundo da forma. Soque o concreto com um tubo de ferro à medida que for enchendo as formas. É bom sacudir a ferragem, conforme despejar o concreto para ajudar a compactar o concreto.

Aprenda mais sobre compactação do concreto acessando o link abaixo

IMPORTANTE: À medida que for enchendo as formas, vá puxando a ferragem de modo que ela fique levemente curvada para cima. Isso garante que a ferragem não entre em contato com o solo.

Em casos especiais quando os alicerces são muito profundos, é necessário deixar um vão por onde vão passar os tubos de esgoto. Isto pode ser feito colocando-se um pedaço de tubo de PVC dentro das ferragens, antes da concretagem.

A próxima etapa é aguardar a cura do concreto e depois retirar as formas do alicerce.

Nunca retire as formas com menos de sete dias após a concretagem das peças. Isso atrapalharia o processo de cura do concreto e enfraqueceria as peças. É importante também molhar as peças pelo menos três horas após a concretagem e mantê-las úmidas pelos próximos sete dias.

Na dúvida, consulte este artigo:Cura do concreto: o que é e como fazer?” Nele, você encontrará todas as informações necessárias sobre a cura do concreto.

Se ainda tem alguma dúvida, deixe um comentário. Gostou do artigo? Ajude-nos compartilhando-o nas redes sociais!

73 COMENTÁRIOS

  1. para construir térreo e mais um pavimento quais as medida das sapatas e tem que se fazer brocas ou somente as sapatas. e quais medidas das ferragens?

  2. Olá, boa tarde!
    Pretendo construir uma casa térrea em um terreno que mede 10×20, e que tem uma inclinação de aproximadamente 1.30mts nos fundos (apenas em um dos lados). Minha dúvida é a seguinte. no muro de arrimo preciso colocar tirantes? Qual bitola usar na ferragem? E no alicerce posso usar somente ferro 5/16, ou os pilares devem ser com uma bitola maior?

  3. Em uma ferragem de viga deve ficar quantos centímetros de concreto ao redor .
    Na construção da minha casa o pedreiro encostou a ferragem nos tijolos embaixo e dos lados praticamente encostou na madeira da caixa e em cima a ferragem ficou nivelada com a madeira.
    O que vcs tem a dizer?

    • Olá Maurício!

      O ideal é que o concreto cubra a ferragem sem que a mesma encoste no solo ou tijolo, porém não se pode condenar uma obra apenas por esse “erro” técnico. Deve-se avaliar todo o trabalho que vai desde o uso adequado dos materiais da construção.

      Abraço!

  4. OLA AMIGO BOA NOITE, POSSO FAZER O ALICERCE DA CASA COM FERRO 3/8 COM QUATRO FERROS, SENDO QUE ALTURA DA FERRAGENS E QUINZE DE LARGURA POR VINTE DE ALTURA, DEPOIS DE CHEIA COM CONCRETO FICARIA VINTE E CINCO DE ALTURA. GRANDE ABRAÇO, E FICA COM DEUS.

  5. Olá amigo boa noite, a minha duvida é o seguinte, gostaria de saber ser assim que fizer as valetas se posso fazer uma camada com brita em todas valetas para as ferragens não ficar diretamente sobre a terra.

    Obrigado pela atenção.U um grande abraço.

  6. boa tarde , vou começar a construir minha casa,e o pedreiro diz que primeiro se faz os alicerces e depois o aterro e o arquiteto diz o contrário qual é o certo

  7. Bom dia,

    Terreno plano, firme medindo 8,0m X 7,0m
    Pretendo fazer a fundação, pilares e cinta, laje eps e construção somente no primeiro andar, pois o térreo será garagem.

    9 sapatas 80x80x50 sem broca interligadas com baldrame 6 ferros 3/8.
    3 dessas sapatas seriam excêntricas pois estão encostadas em uma parede.
    pilares de 6 ferros 3/8 estribados a cada 20cm
    cinta com 6 ferros estribados a cada 20cm.

    A casa superior será somente um pavimento, forro e telhado cerâmico, segue minha dúvida:

    Essa fundação está próxima do recomendado?

  8. tenho um terreno perto da praia,e o terreno e de arreia, e pretendo construir um chaler térreo no tamanho 4×3 a estrutura vai ser eucalipto,qual o tipo de fundação devo usar?

  9. Olá!
    Construi uma casa de 7 de frente por 14 de comprimento “casa térrea”, terreno firme pelo que diz o pedreiro, coloquei brocas de 2,5 de profundidade e colocando colunas a cada 2 metros e usei 3 ferros de 5/16 em toda casa. Minha dúvida veio quando um amigo que diz que uma casa mesmo sendo terreá o ferro 5/16 foi dinheiro jogado fora. O que acha? Aguardo resposta.

  10. Gostaria de saber;
    Vou construir um sobrado, mas a parte de baixo se so o esqueleto, gosta ria de saber a profundidade das brocas e se posso usar sapatas de quantos ctms, e se a necessidade de fazer baldrame em baixo, uma vez que não vou fazer paredes na parte de baixo.

    Grato. Lindomar

  11. Boa tarde, só pra elogiar o site, estou começando uma construção e como bem informado nas mensagens anteriores, vou procurar um téc. em edificações ou mesmo um engenheiro, pois com vidas não se brinca.

  12. Bom dia

    Tenho alguma dúvidas em relação a construção,na minha Cidade os terrenos tem um problema de rachadura,e estou pretendendo construir no meu terreno uma sala com escritório e uma garagem ,e na parte de cima dois quartos, minha dúvida é como fazer uma estrutura para evitar rachaduras,e se posso fazer um alicerce e deixar pronto quando eu decidir levantar as paredes. Obrigada

  13. Ola amigo já tenho construído em um terreno de 13 x 10 de esquina loja garagem composta por 12 sapatas e colunas cuja as sapatas medindo 1×1 e a profundidade varia de 1 m 2,2 m cada uma alcançando o solo bem firme as sapatas com ferro 3/8 e o alicerce 5/16 e a colunas grades prontas 3/8 ate a laje tem 3,70 de altura laje pre-moldadas de isopor pra ganhar leveza quero saber se posso levantar mais 2 andares em cima sendo o primeiro baixo com 2,20 m de altura para estoque da loja e no segundo andar minha casa com 2,50 m de altura sendo os dois pavimentos com laje e de isopor para diminuir o peso me ajudem?

  14. Pretendo construir um sobrado (1 pavimento superior) com sapatas de 1x1x1 (o terreno é firme) com ferro de 3/8 (10 mm) para as sapatas e viga baldrame e estribo de 1/4 (6,3 mm). Estaria correto em utilizar essas bitolas de ferro? E para construir os pilares, qual a bitola apropriada?

  15. Estou a fazer um sobrado num terreno de 150m2 (7,50×20), será feita as furações da broca, porém o pedreiro disse que não necessidade de cavar para fazer o alicerce, ficará similar a segunda imagem, deste tópico, isto está correto devido ser sobrado?

  16. Estou pretendendo construir em cima da casa do meu pai, porém não quero o mesmo modelo dos cômodos de baixo, pretendo fazer diferente a parte interna. Eu posso fazer isso ou tenho que deixar idêntica a casa de baixo?

  17. gostaria de tirar uma duvida, contratei uns pedreiros para fazer um sobrado em um terreno de 4.45 m de frente e 13.40m de fundo , eles fizeram a fundação com gaiolas de 60 por 60 e os tubulões que vai embaixo das gaiolas de 2. 70 m de profundidades, só que as gaiolas que eles fizerão eles não colocarão ferros, so apenas nos tubulões, gostaria de saber se e seguro fazer o de 3 pavimentos já que nas gaiolas não tem ferro?

  18. Estou iniciando uma construção e o profissional que fez meus cálculos tem “parceria” com uma empresa que fornece ferragens prontas. Eles cortam, dobram e montam, entregando prontas todas as ferragens. Ocorre que observando as grelhas das sapatas, notei que ele definiu um distância de 3 cm entre as ferragens. Em algumas sapatas de 64 cm x 120 cm ele chegou a usar 29 ferros x 11 ferros (para criar a grelha). Desconfiei e comecei a analisar o projeto em detalhes. Alguns pilares estão com ferro 10 mm, outros 12,5 mm….. Os pilares de muro (sem carga que não seja do próprio muro) foram indicados com ferro de 10 mm. Dai perdi a confiança geral e não quero discutir porque brigar não é meu forte. Prefiro desconsiderar parte do trabalho dele. É uma casa residencial de 2 pavimentos. Terreno rígido. Para sustentar o balanço da varanda, foram construídas sapatas com 280 x 120 X 80 cm, pilares duplos, etc. Até que ponto posso substituir as ferragens das vigas baldrame de ferro 10 para 8 por exemplo ? Os estribos o cara colocou a cada 10 cm, mandei por minha conta fazer a cada 15 cm…. Só isso me deu uma economia inicial de 6 mil reais. Mas, fico com medo de mexer onde não sei. Poderia me ajudar dando algumas dicas?
    Muito obrigado desde já.

  19. Queria saber se eu posso deixar uma distância de 4 m de uma coluna a outra, assim em um cômodo de 4 por 4 eu usaria só 4 colunas uma em cada ponto ou não tem que ser uma distância menor, soube que tem que ser no máximo 3.30 m eu posso recuar as colunas 35 cm de cada ponta e por as colunas?

    • ola amigo sou pedreiro os parâmetro admissível na construção e de acada 3 metro uma coluna pra paredes de loga distasia como no seu caso casa faça uma coluna bem feita que nao tem problema

  20. Muito bom esse site.

    Eu gostaria de saber, vou fazer uma casa com 1 suite, 2 quartos, banheiro, sala, copa e lavanderia, porém preciso fazer estrutura pra fazer outra casa em cima futuramente. Gostaria de saber qual a profundidade de furo no chão pra colocar os baldrames e onde colocar as sapatas.

    Obg!

    • Bom dia!

      Tenho uma casa já construída na qual eu moro, quero fazer um primeiro andar, a casa tem 5 metros e 30 centimetros de largura, e 10 metros de comprimentos pretendo colocar 15 colunas 5 colunas de um lado 5 colunas no meio da casa que já tem uma parede no meio da mesma e 5 colunas do outro lado, a distância de uma coluna para outra ficara de 2 metros e meio isto está correto? Vou cavar sapata de 80×80 isto está correto? Vendo que o solo é muito firme, nas colunas usarei ferro de 3/8.

      • Olá João!

        Bem, de um modo geral o que você pretende fazer está correto sim, a quantidade de pilares, a distância entre eles, as dimensões das sapatas de fundação também estão boas. Mesmo assim, recomendo que contrate um profissional qualificado para que possa lhe dar uma posição técnica mais precisa.

        Desde já agradeço seu comentário e desejo boa sorte!

      • João Batista, eu tbm pretendo construir minha casa de 2 andar, tem a mesma distância o terreno que quero construir, 10por5 o senhor construiu a casa do Senhor?

      • Sr(a) Delcimar: O tipo ideal de fundação para esse tipo de construção é o Radier, feito com concreto armado com espessura minima de 0,15 m pela área total da edificação, consulte um Téc. em Edificação ou um Engenheiro.

  21. Me corrija se tiver errado por favor, irei colocar as gaiolas 50×40 como o terreno é plano com terra firme cavei 2 metros de profundidade se, irei colocar 6 ferros 5/16 nas colunas, e no alicerce e na cinta vai ser 4 barras de 3/8, achei melhor os 6 5/16 porque 6 ferros de 5/16 tem 48 milímetros de ferro, e 4 3/8 só tem 40 milímetros e o preço sai a mesma coisa.

    Casa de 7 de frente e 9 laterais tem 12 buracos.

    Certo ou errado?

    Grato!!!!

    • Sr(a) Josias: O seu raciocínio está perfeito em relação ao ferro, tecnicamente seu cálculo está certo, mas deve-se levar em consideração a distribuição desses ferros nas peças, e a resistência do Concreto (FCK).
      Outra coisa, fiquei me perguntando sobre a firmeza desse solo. Como o sr conseguiu cavar 12 buracos com 2.0 m cada, não me parece um terreno tão firme, procure o auxilio de um Téc em Edificações ou Engenheiro.

  22. Ola bom dia!!

    Estou construindo um pequeno pavimento medindo 7×9. O pedreiro esta com a ideia de construir sem gaiola so com os buracos fundos, o terreno é firme barro vermelho, ele afirma que não, precisa estou pedindo gaiolas 50×40.

    • Sr(a) Josias: Precisamos de mais detalhes sobre a edificação, ex: um galpão, o espaço é dividido por paredes internas, o tipo de cobertura, nesse caso o que posso dizer é que procure a ajuda de um Téc. em Edificações ou Engenheiro

  23. Olá,

    Como deve ser o cálculo de quantidade de colunas para uma casa de 02 pavimentos, sendo que o pavimento térreo terá uma sala de 5x7m? É Necessário coluna central para evitar o afundamento da laje do pavimento superior? As lajes serão de de EPS.
    Grato,

    • Sr(a) Washington: Para responder sua pergunta precisamos da área total da edificação, por favor procure o auxilio de um Téc. em Edificações ou Arquiteto para a elaboração de um projeto, ele especificará o tipo de fundação a distribuição de sapatas e pilares. Quanto as lajes serem de EPS só vejo vantagem, desde que tenha um bom concreto e uma boa amarração das armaduras tanto quanto as negativas.

  24. Vou construir uma casa térrea de 90m2, e utilizar a laje para ganhar de espaço, como instalar varais, pequenas reuniões sociais, local aberto, o método que utilizarei será a construção em eps, qual a ferragem apropriada para o alicerce, uma vez que o peso a ser suportado será menor.

    • Sr(a) Para responder melhor sua pergunta precisamos de acesso ao projeto, esse já prevê o tipo de armadura para as sapatas, pilares, vigas e lajes, e também o fck do concreto paras as peças, procure o auxilio de um Téc em Edificações, Engenheiro ou Arquiteto para a elaboração do projeto.

  25. Quero construir um prédio com 6 de largura por 20 de comprimento é o seguinte quero saber a medida das sapatas, dos pilares de sapatas, das colunas, dos baldrames e das vigas e quantos ferros e qual tipo de ferro em ambas, sim pretendo fazer cinco lojinhas de 4X6 metros. Nesse salão devo colocar colunas no meio dos vãos tipo no meio dos 6 metros que nesse caso é o comprimento das lojinhas ou posso colocar apenas vigas de 60cm para que no futuro possa derrubar as paredes que separam as lojinhas e fazer um vão só de 6X20. Mais uma coisa pretendo futuramente fazer mais dois vãos acima desse térreo.

    • Sr(a) Marcel no seu caso é necessário o auxilio de um Téc. em Edificações ou Arquiteto, para elaboração do projeto, esse já prevê o tipo de armadura bitolas dos ferros, o tipo de fundação e a distribuição dos pilares.

    • Olá Edna!

      É possível sim construir um edifício de dois pavimentos em um terreno inclinado. Você vai gastar um pouco mais que se fosse construir em um terreno plano.

      Procure um profissional qualificado para fazer uma visita, conhecer o tipo de terreno, situação do declive e etc., só assim você poderá construir sem preocupações.

      Qualquer coisa estamos aqui.

  26. Por gentileza, gostaria de saber se posso construir uma casa com térreo mais 2 andares encima, utilizando alicerce de concreto, mas sem a base de alvenaria. Ou seja, a base seria composta de sapatas 60x60x60 e de uma cinta de concreto com 6 ferros longitudinais de 3/8″. Aguardo um retorno. Obrigado pela atenção.

    • Olá Jessé!

      A única observação que faço em relação à sua obra diz respeito as dimensões das sapatas. O ideal é cavar sapatas com 1 x 1 x 1 (lembrando que a profundidade das sapatas variam de acordo com o tipo de solo).

      Para os vergalhões utilize o seguinte:

      • Ferros de 1/2 polegada para as sapatas e ferragem do pilar até a altura do alicerce;
      • Ferros de 3/8 para os pilares (colunas);
      • Ferros de 5/16 para os alicerces.

      Em todos os casos, nossa recomendação é que você procure um profissional qualificado para visitar sua obra e lhe dar um posicionamento melhor.

      No mais, estamos aqui para ajudar e sucesso na sua obra!

  27. Vou construir um sobrado de 02 andares, parte de baixo com uma sala de 4×4, cozinha de 03×4 e um banheiro de 03×1. Parte de cima 01 qt. de 4×4, 01 qt. 3×4 e 01 banheiro na mesma medida do de baixo, sempre respeitando as paredes de baixo.
    A parte superior sera só de telha. pretendo fazer com blocos cerâmicos, modelo estrutural. Gostaria de saber a medida do bloco recomendado, a profundidade das das sapatas, tamanho e largura do alicerce e medida da ferragem?
    O terreno é regular e o solo e normal.

    • Sr(a) Oseas Salles: Para responder suas dúvidas preciso de acesso ao projeto, esse especificará o melhor tipo de bloco cerâmico, o tipo de fundação e as bitolas das armaduras, procure o auxilio de um Téc em Edificações ou Arquiteto.

  28. Boa noite!

    Eu,quero fazer um sobrado, mas ao cavar para fazer as fundações com apenas 2 metros, já atinjo a água. Será que eu posso prosseguir ou não é indicado fazer um sobrado nessas condições?

    Muito bom o site, desde já obrigado aguardo resposta.

    • Olá Carlos!

      Amigo, 2m de profundidade é um tanto exagerado para edificações comuns, geralmente 1m de profundidade está de bom tamanho. Lembrando que tudo depende das condições do solo, tamanho da edificação e etc. Uma dica: trabalhe sempre com sapatas bem largas, no mínimo 1m x 1m de largura. Em todo caso, é sempre bom consultar um profissional qualificado ele poderá dizer se é seguro ou não construir em tais condições.

      Infelizmente eu não posso dar uma posição definitiva para você, procure um profissional em sua cidade para ficar tranquilo.

      Sucesso pra você!

  29. Boa tarde gostaria de saber como calcular a quantidade de material que precisarei para fazer a base de uma casa com 7 metros de frente e 15 metros de fundo sendo que o meu lote é 11 m X 30 m.
    Desde já agradeço pela atenção.

    • Sr(a) Eliane: O primeiro passo para uma boa construção é procurar o auxilio de um Téc. em Edificação ou Arquiteto, para a elaboração de um projeto. O primeiro calculo a ser feito é o de taxa de ocupação, ou seja quanto do seu terreno você pode ocupar com sua edificação.

      Taxa de Ocupação
      divida a área da edificação ( em projeção da cobertura ) pela área do terreno.

      Se a casa for de 1 Pav.
      93,05/360 = 0,2585
      multiplice por 100
      0,2585*100 = 25,85%
      Taxa de ocupação de 25,85%

      Coeficiente de Aproveitamento
      Se a casa for de 1 Pav.
      O coeficiente de aproveitamento é igual a taxa de ocupação

  30. Bom dia. Tenho uma garagem e na lateral uma área em que pretendo fazer um cômodo sem laje. Nessa área tenho o mesmo piso da garagem (cerâmica) e em declive para fora. Gostaria de saber como fazer o corte desse piso para alicerce e levantamento das paredes? Grato. Bianchi

  31. Gostaria de saber, fiz uma fundação em radier, iniciando as colunas com ferros, uma casa de 2 pisos, mas pretendo tirar 2 varas de ferro quando iniciar o primeiro piso, e subir já somente com 4 varas, isso somente uma das 10 colunas, me responda por favor, perde a resistência, posso tirar as varas e deixar só com 4?

    Grata.

    • Olá Glória!

      Para responder sua pergunta seria necessário mais detalhes técnicos: qual a bitola dos vergalhões? Qual a área da construção? Tipo de terreno? O ideal seria você pedir a algum profissional para fazer uma visita e avaliação técnica.

      Sucesso com sua obra!

  32. Ótima matéria,gostaria de orientações para construir um sobrado de dois andares onde preciso fazer um aterro para nivelar o terreno gostaria de saber se posso utilizar tijolos deitados para fazer este nivelamento o fundo do terreno esta dando 1mt de altura para o nível do asfalto. Posso utilizar este alicerce para realizar o aterro e já levantar o muro sobre o mesmo? Gostaria de utilizar o muro do fundo como paredes, a parte construída sera de 10 x 08 com três cômodos de 3,5 x 4,5 um banheiro de 2,5 x 1,70 de um lado e uma cozinha de 3,5 x 3 do outro ficando uma área no centro e em cina dois quartos de 5 x 8, qual a medida das colunas, quantas devem ser e qual a medida do concreto das mesmas?

      • Euclides, no seu caso acredito que poderá fazer sem problemas. Lembro que qualquer posicionamento só poderá ser emitido depois de uma avaliação técnica e estudo da obra. Antes de executar o serviço se informe com um profissional qualificado, com isso, você poderá fazer sua obra com a mais confiança e tranquilidade.

        Sucesso ai!

    • Oi Walney!

      Seu caso é um pouco mais complexo e infelizmente não posso lhe dar uma resposta satisfatória. Quando falamos em estruturas é necessário conhecimento técnico mais detalhado para evitar problemas futuros. Sugiro que contrate um profissional para avaliar seu caso.

  33. Oi. Qual a proporção de cimento, areia e brita para pilares de uma sala 4×5 que receberá laje pré mold. em cima + um comodo 4×5 no segundo pavimento? Deixei espaço p/fazer 6 pilares c/ferro 10mm. Preciso fazer colunas no segundo pavimento tb ou posso só usar o tijolo deitado? Estou usando tijolo de barro 6 furos 9x19x14. Obrigada.

    • Sr(a) Adriana: Para o preparo de um bom concreto deve-se fazer uso de uma betoneira, a proporção dos materiais variam de acordo com a resistência pretendida, para isso solicite o auxilio de um Téc em Edificações ou Engenheiro.
      Quanto ao assentamento de tijolos deitado no segundo andar para substituir os pilares torna-se desnecessários pois assim você gasta mais e aumenta a carga sobre a edificação…

  34. Em um terreno encharcado, após a drenagem (criação de vias em torno de todo o terreno) pode se usar o mesmo tipo de alicerce das matérias e imagens acima ou é necessário algum tipo de sapata, colunas especiais reforçadas?
    A casa será térrea, apenas um piso!!

    Grato!

    • Sr(a) Kaue: O tipo de fundação ideal para terrenos pantanosos ou instáveis é o Radier, consiste em uma laje de concreto armado com espessura a partir de 0,10 m e com área total da edificação, qualquer dúvida consulte um Téc. em Edificações ou Eng. calculista…

DEIXE UMA RESPOSTA