Chapisco, Emboço e Reboco: Definição Geral

Neste artigo veremos o revestimento em três camadas (chapisco, emboço e reboco) e o revestimento em camada única (emboço único ou emboço paulista), utilizados em paredes e tetos.

Chapisco

Aplica-se o chapisco com a finalidade de deixar a superfície mais áspera e serve como ancoragem para o revestimento posterior, facilitando assim a aderência do emboço à superfície a ser revestida.

Há quatro tipos de chapiscos mais conhecidos:

  • Chapisco Rolado – Esse tipo de chapisco é aplicado com o rolo de textura e é adicionado à argamassa um aditivo que tem por finalidade a melhoria da aderência.
  • Chapisco Industrializado – Esse tipo de chapisco é usado geralmente em bases de baixíssima absorção e é aplicado com rolo de textura e, algumas vezes, com uma desempenadeira dentada.
  • Chapisco Convencional – Pode ser aplicado com uma colher de pedreiro, por lançamentos ou com o auxílio de uma peneira.
  • Chapisco com Pedra Britada – É usada em decoração de muros e paredes externas. A argamassa utilizada é constituída por areia, cimento, pedra britada e água. Pode-se adicionar pequena quantidade de cal.

Emboço

O emboço, também chamado de reboco grosso, é diretamente aplicado sobre o chapisco. Depois de pronto, o emboço deve apresentar uma superfície plana e áspera para facilitar a aderência do reboco quando ele for aplicado. O emboço deve ser sarrafeado com régua.

Chapisco, emboço e reboco
Atualmente, devido ao uso das argamassas industrializadas, o emboço faz também o papel de reboco. Assim, o seu acabamento pode ser feito com desempenadeira de feltro.

A argamassa do emboço pode ser simples, só de areia e só de cimento, ou mista, com areia e cimento. Dá-se preferência às argamassas industrializadas pela maior facilidade de uso (trabalhabilidade), pela eliminação do reboco e, também, pela qualidade das materiais utilizados

A espessura do emboço não deve ultrapassar 2,5 cm em áreas internas e 3 cm em áreas externas. A argamassa mista para o revestimento interno deve ter o traço de 1:2:8. Para revestimento externo, deve ter 1:2:6. Essa é uma norma padrão, que pode ser usada quando não houver orientação de um engenheiro responsável pela obra. Caso contrário, siga as instruções do engenheiro.

Reboco

É uma camada fina de argamassa, aplicada sobre o emboço para dar melhor aspecto à superfície de revestimento. Sua espessura fica em torno de 5mm, por isso também é conhecida como massa fina. Com o uso da argamassa industrializada, essa camada é eliminada.

Os revestimentos com argamassas especiais, como fulget, barra lustre, pedras calcárias, minerais, mármores etc., devem ser aplicados por pessoas especializadas, sob orientação dos próprios fornecedores.

Revestimento em camada única

Esse revestimento, também chamado “emboço único” ou “emboço paulista”, ou ainda “massa única”, é feito somente com chapisco e emboço, eliminando-se o reboco e deixando-se a superfície do emboço mais lisa para receber a pintura.

Nesse caso, o emboço é desempenado, isto é, alisado com desempenadeira, podendo ficar com acabamento liso (alisado com desempenadeira de aço) ou camurçado (alisado com desempenadeira com feltro ou esponja). A aparência final ficará mais grosseira do que quando se usa o reboco porque o emboço possui areia média na sua composição, ao passo que o reboco é feito com areia peneirada. Quando se usa o emboço único é provável também que se “gaste mais” com a pintura, para encobrir a maior aspereza da sua superfície.

Por isso este sistema é utilizado nos casos em que a maior aspereza do revestimento não é tão importante (muros ou paredes de áreas de serviço externas, por exemplo) ou tão percebida, como no caso das fachadas. Para ambientes internos onde a aparência e a lisura das paredes são importantes (salas, quartos, ambientes sociais internos) é mais conveniente usar o revestimento em três camadas.

O emboço único também pode ser vantajoso quando é feito com argamassas industrializadas, pois elas têm na sua composição areias de granulometria mais fina e dão um acabamento final que é equivalente ao do reboco convencional.