Já diz o ditado: “Prevenir é melhor do que remediar!” Porém, mesmo com todos os cuidados, os acidentes ocorrem e nós precisamos saber como agir em cada caso a fim de evitar um mal ainda maior.

Choque elétrico – Sente-se e tente manter o ritmo respiratório o mais calmo possível. Caso sinta falta de ar e dores no peito, peça ajuda imediatamente.

Quedas e pancadas – Aplique sobre o local compressa fria ou saco de gelo envolvido num pano limpo, para não queimar a pele. Se a dor for intensa e houver inchaço ou limitação de movimentos, procure um serviço médico.

acidentes-domesticos-queda-escada

Pessoa desmaiada – O desmaio pode ser provocado por vários motivos. Se a vítima estiver consciente, deite-a de barriga para cima com os pés ligeiramente elevados. Não dê nada para a pessoa beber e tente conversar com ela. Se a pessoa estiver inconsciente, tente identificar a causa verificando, ao redor, se foi queda, se bateu com a cabeça em algum lugar ou se existem restos de medicamentos ou alimentos. Encaminhe-a de imediato a um serviço médico.

Cortes – Pressione o local, com gaze ou pano limpo, para estancar o sangue. Se o corte for pequeno, após estancar o sangue, proteja com curativo. Não coloque pó de café ou açúcar, pois pode infectar o local. Sempre que possível, procure um serviço médico.

Ingestão de produtos de limpeza – Não provoque vômito, não beba leite nem água. Procure o serviço de saúde mais próximo, levando a embalagem do produto ingerido. Leia o rótulo e verifique se há outra indicação recomendada.

Queimaduras – Lave muito bem o local atingido com água fria, depois disso proteja com gaze ou pano limpo. Se a queimadura for superficial coloque gaze ou pano molhado sobre a queimadura. Se houver feridas expostas, apenas molhe bem o local para aliviar a ardência e procure um hospital imediatamente. Não use nenhum produto na queimadura sem orientação médica. Creme dental, nem pensar! Sempre que possível, procure um serviço médico.

Contato dos olhos e da pele com produtos de limpeza – Lave o local com bastante água. Ao sinal de irritação ou ardência, consulte um médico.