Como assentar porcelanato com praticidade e segurança

Ninguém quer instalar um piso e alguns meses depois perceber que ele começa a se soltar ou apresentar outros defeitos, certo? Assim, é importante estar atento às características de cada revestimento e utilizar argamassas adequadas. No caso do porcelanato, ele tem formulação mais complexa que a cerâmica, passando por uma queima com temperaturas superiores a 1200ºC. O resultado é um revestimento com índices de absorção de água praticamente nulos e com elevadas resistências mecânica e à ação de produtos químicos. Por isso, são necessárias argamassas específicas, com elevada aderência.


Acompanhe a seguir os passos para aplicação de porcelanato interno!

Fique atento!
A superfície das bases (contrapiso) e o verso das placas a serem aplicadas devem estar secos, limpos, livres de poeiras, resíduos ou películas que impeçam o contato da argamassa.

Liberação para o tráfego: pessoal da obra, com cuidado, após 72 horas. Todo o tráfego, em áreas internas, após sete dias.

Como assentar porcelanato interno passo a passo

Como assentar porcelanato: preparo da argamassa colanteEm um recipiente estanque, limpo, protegido do sol, vento e chuva, misture todo o conteúdo de um ou mais sacos da argamassa para Porcelanato interno com água limpa na proporção indicada na embalagem até obter uma consistência pastosa e firme, sem grumos secos. Deixe a mistura em repouso por 15 minutos, misturando novamente antes do uso. Utilize a argamassa no prazo de no máximo, 2 horas e 30 minutos (em temperatura ambiente de até 20ºC. Acima dessa temperatura o prazo será reduzido).

Como assentar porcelanato espalhando a argamassa colante na baseEstenda a argamassa colante com o lado liso da desempenadeira. Em seguida passe o lado denteado da desempenadeira em ângulo de 60º em relação à base, formando cordões e sulcos. Misture novamente a argamassa retirada durante este processo ao restante do material preparado sem adicionar mais água. Procure estender a argamassa sobre a base em panos de aproximadamente 2 m2.

Aplique a argamassa com a desempenadeira no processo de dupla camada nos seguintes casos:

  • Placas com área igual ou superior a 900 cm2 (ex.: 30 x 30 cm);
  • Placas com reentrâncias ou saliências maiores que 1 mm no verso;
  • Pisos com alto tráfego de pessoas.

Como assentar porcelanato: colocação das peçasAplique as peças de cerâmica e pressione com os dedos, batendo com o martelo de borracha, até conseguir o amassamento dos cordões e obter o contato de todo o verso da placa com a argamassa. A espessura da camada de argamassa depois do assentamento das cerâmicas é de, no mínimo, 3 mm, e, no máximo, 5 mm.

Faça a limpeza final no máximo até 1 hora após o assentamento das placas.

Como assentar porcelanato: limpeza finalRemova a argamassa colante existente nas juntas de assentamento. Limpe as superfície das placas com esponja limpa e úmida ou pano grosso de algodão. Após 72 horas, rejunte as placas de porcelanato.

Como calcular a quantidade adequada de argamassa?

O cálculo de argamassa colante varia com o tipo de aplicação e com o tamanho do revestimento cerâmico.

Em geral, revestimento menores que 30 x 30 cm (ou 900 cm 2) necessitam de aplicação em camada simples, ou seja, aplica-se argamassa somente na base (em geral, emboço ou contrapiso). Nesse caso, são utilizados cerca de 4 a 4,5 Kg de argamassa por m2.

Para revestimentos menores de 400 cm2, deve-se utilizar desempenadeira com dentes quadrados 6 x6 6x mm. Para revestimentos entre 400 e 900 cm2, deve-se utilizar desempenadeira com dentes quadrados 8 x 8 x 8 mm.

Revestimentos iguais ou maiores que 30 x 30 cm necessitam de aplicação em camada dupla, ou seja, aplica-se argamassa colante com desempenadeira com dentes quadrados de 8 x 8 x 8 mm, tanto na base quanto no verso do revestimento. Nesse caso, são utilizados cerca de 8 a 9 Kg de argamassa por m2.

Confira este vídeo ensinando a colocar porcelanato fazendo a paginação das peças

Um Comentário

  1. João Luiz 15 de junho de 2015

Add Comment