Como Fazer Pintura de Parede – Como Pintar Paredes

Dicas de como fazer pintura de parede. Técnicas de como preparar e pintar paredes de uma maneira muito fácil e descomplicada.

A pintura é uma das partes mais importantes do acabamento. Por meio dela, o proprietário consegue personalizar sua residência e, com as variações de cores, proporcionar vida aos ambientes. Por este motivo é tão importante saber como fazer uma pintura de parede. Então, confira este artigo com dicas e explicações de como preparar a parede e aplicar tintas. Confira!


Como fazer pintura de parede

Antes de iniciar o processo de pintura, deve-se ficar atento a algumas recomendações. A primeira é que o reboco deve ter 28 dias de cura. Se ele estive fraco, com má aderência, ou se a pintura for uma repintura, raspe todas as partes soltas da parede e lixe para garantir a aderência total dos produtos. É importante seguir esses passos quando se faz uma repintura, pois a tinta antiga pode ser um intermediário que irá promover o rompimento da tinta nova da parede ou até mesmo causar reações de saponização, que criará “estrias” na superfície aplicada. Essa recomendação também vale quando se quer trocar de cor escura de uma parede por uma mais clara.

Como fazer pintura de parede

Cada tipo de aplicação requer materiais adequados. Para pintar paredes que estão no reboco grosseiro, use um rolo de lã alta ou uma trincha. Se a superfície está preparada com massa corrida, prefira o rolo de lã curta e pincéis pequenos de cerdas macias. As paredes que estão com massa corrida devem ser lixadas com uma lixa fina. Quanto mais fina a lixa, melhor o acabamento.

Evite respingos na hora da pintura

Um dos problemas durante o processo de pintura são os respingamentos. É recomendado o uso de rolo antigotas. Também é necessário uma boa atenção na hora da aplicação, não diluir a tinta além do recomendado pelo fabricante e sempre retirar o excesso de tinta da lateral do rolo antes de levá-lo à parede.

Para limpar os pincéis e rolos utilize o mesmo produto que foi usado na diluição das tintas. Por exemplo, se a tinta for à base d’água, lave os pincéis e rolos com água; se for esmalte sintético, limpe com aguarrás ou thinner. Também é importante guardar as ferramentas somente depois de secas.

Como economizar tinta na hora de pintar paredes

A melhor maneira de economizar tinta sem perder a qualidade é preparando corretamente a parede, com selador e massa corrida, e só depois aplicar a tinta com, no mínimo, duas demãos. Paredes bem preparadas formam um filme mais uniforme, com uma película menos espessa proveniente do fino acabamento, e proporcionam um maior rendimento da tinta.

Tinta de boa qualidade ajuda na economia

A escolha de tintas de boa qualidade também influencia diretamente no valor final, pois se a qualidade do produto for baixa, você terá que aplicar mais demãos para cobrir a superfície. Seguir sempre as recomendações do fabricante também evita que se desperdice material.

Add Comment