Como pintar madeira. Aprenda como pintar madeira com esmalte sintético e verniz.

O que observar antes de pintar a madeira

A madeira deve estar seca e isenta de poeira, resinas na superfície, farpas, resíduos de serragem, graxas e gorduras, fungos e bolor.

Como pintar madeira

Para remoção de resinas internas da madeira, que provocam manchas que podem prejudicar a pintura, pode-se aplicar solvente na superfície. O solvente será absorvido e quando evaporar arrastará a resina para a superfície. O processo deve ser repetido até que toda a resina interna seja removida, o que se nota pelo não aparecimento de manchas na superfície.

Após a limpeza fazer o lixamento no sentido das fibras da madeira e remover o pó. Em seguida, aplicar selador. Se o acabamento for com esmalte deve ser usado selador pigmentado. No caso de verniz, deve-se usar selador apropriado, sem pigmento. Após isso, aguardar 6 a 8 horas para lixar.

Como pintar madeira com esmalte sintético

Antes da aplicação do esmalte sintético para a pintura da madeira, devemos corrigir todas as irregularidades e imperfeições da superfície a ser pintada. Este procedimento deve ser feito com massa niveladora ou de enchimento apropriada, geralmente utilizamos uma espátula para espalhar e nivelar a massa, após a aplicação recomenda-se aguardar mais 6 a 8 horas para lixar. Após estas etapas, devemos proceder a pintura da madeira aplicando o esmalte sintético sobre a superfície, para se obter uma total cobertura da madeira recomenda-se aplicar duas ou três demãos de tinta.

Como pintar madeira com verniz

No caso de pintura em madeira com verniz, devemos passar o verniz após a devida aplicação e secagem do selador para madeira. Passamos o selador para madeira conforme necessário para devida cobertura da peça a ser pintada, geralmente duas ou três demãos são suficientes. Deve ser respeitado o intervalo de 6 a 8 horas entre cada demão. A cada demão de selador é necessário lixar a superfície a fim de obter um acabamento perfeito.

Para uma descrição mais detalhada sobre como pintar madeira com verniz, acesse o link abaixo.

http://construfacilrj.com.br/como-pintar-madeira-com-verniz/

Pintando madeira já pintada

Quando a peça a ser pintada, já tem uma camada de tinta anterior, mas a pintura está em bom estado, devemos fazer o lixamento e limpeza com escova e pano levemente umedecido, podendo aplicar o acabamento escolhido sobre a pintura antiga.

Quando a camada anterior está em mau estado, devemos removê-la completamente e proceder como para aplicação de pintura nova.