A  cura do concreto, é nome dado ao processo técnico utilizado para, dentre outros, desacelerar a evaporação (pela ação do sol e dos ventos) da água de amassamento utilizada na fabricação do concreto e permitir a completa hidratação do cimento. A cura do concreto, quando bem feita, aumenta a resistência do concreto em cerca de 30% além de diminuir a incidência de trincas e fissuras que podem comprometer a estrutura da edificação, além de deixar a peça com um aspecto feio.

A cura do concreto resume-se em manter a superfície do concreto úmida, sombreada e protegida, durante um período que a norma brasileira recomenda como sendo de pelo menos 7 dias, podendo ser estendido a até 14 dias, dependendo das condições locais.

Cura do concreto

Para isso são utilizados os seguintes procedimentos:

  • Molhar periodicamente a superfície da peça concretada com água;
  • Cobrir a superfície com areia molhada, serragem molhada, estopas ou mantas úmidas;
  • Recobrir a superfície com papéis ou lonas plásticas impermeáveis, que impedem a evaporação.

Existem três tipos de cura do concreto:

  1. Cura úmida: consiste em manter a superfície do concreto úmida por meio de aplicação de água;
  2. Cura química: neste caso, utiliza-se um produto que forma uma película que impede a evaporação da água;
  3. Cura térmica: este processo é considerado o mais eficiente por utilizar câmaras aquecidas e otimizar o ganho de resistência do concreto.

Qual o tempo de cura do concreto?

O tempo de cura do concreto varia muito e depende exclusivamente de diversos fatores e condições ambientais (ventos, umidade do ar temperatura e etc).

O clima Brasileiro, de uma forma geral, é bom para a cura do concreto, mas isso não exclui a aplicação dos procedimentos técnicos.

De uma forma geral, para cimentos Portland a norma técnica diz que devemos manter o concreto numa temperatura acima de 10ºC e umedecidos por pelo menos 7 dias após o lançamento. Já para cimento comum com endurecimento mais lento recomenda-se umedecer a peça por pelo menos 14 dias.

A tabela abaixo, fornece uma boa base para o tempo de cura do concreto

Tipo de Cimento Fator Água / Cimento
 0,35 0,55 0,65 0,70
CP I e II-32 2 Dias 3 Dias 7 Dias 10 Dias
CP IV-32 2 Dias 3 Dias 7 Dias 10 Dias
CP III-32 2 Dias 5 Dias 7 Dias 10 Dias
CP I e II 40 2 Dias 3 Dias 5 Dias 5 Dias
 CP V-ARI 2 Dias 3 Dias 5 Dias 5 Dias

Cuidados gerais com a peça após a concretagem

  • A cura do concreto deve ser feita logo após o endurecimento superficial da peça;
  • No caso de superfícies horizontais (vigas, lajes, chão e etc), o processo de cura deve ser feito de duas a quatro horas depois de aplicado o concreto;
  • No caso das superfícies verticais (pilares, colunas, muros e etc) é necessário saturar as formas com água antes do lançamento do concreto, após a concretagem é importante manter as formas umedecidas por pelo menos 7 dias.
    NOTA: Molhar as formas antes do lançamento do concreto não serve para facilitar a desmontagem das mesmas como muitos pedreiros costumam falar, mas sim para ajudar no processo de cura do concreto.