Dosagem do concreto o que é? Para que serve?

A resistência do concreto depende não apenas da qualidade dos constituintes mas também, e muito, da sua dosagem, ou seja, a correta dosagem do concreto vai determinar a sua resistência. Considerando que os constituintes são de boa qualidade, o concreto com maior teor de cimento é mais resistente.


Chama-se “traço” a relação entre as quantidades de cimento, areia e brita ou mais precisamente entre as quantidades de cimento, aglomerado miúdo e aglomerado graúdo.

O “traço” é normalmente uma relação de volumes. Não importa qual a unidade de volume utilizada contanto que seja a mesma: metros cúbicos, litros, pés cúbicos, padiolas, carrinhos, baldes etc.

O traço pode ser dado por uma relação entre pesos: quilos, toneladas, libras etc. Apesar de melhor representar a dosagem, o traço em peso é mais difícil de realizar-se na prática.

Em estruturas de grande porte e responsabilidade, o calculista indica o traço de concreto considerado em seus cálculos, o qual deve evidentemente ser respeitado. Pode ser diferente do indicado no nosso quadro: aqui porém fornecemos os traços normais para estruturas comuns e para o chamado concreto empírico, que é dosado e preparado com cuidados normais.

Dosagem do concreto
Além dos ingredientes sólidos (cimento, areia e brita), entra na composição do concreto a água, ingrediente líquido de grande importância. A dosagem da água relativamente ao cimento chama-se “fator água cimento” e tem grande influência na resistência do concreto, motivo por que deve ser atentamente observado.

Falamos sobre o traço em volume, que é uma relação entre os volumes dos ingredientes.

A dosagem mais precisa é aquela em que os ingredientes são medidos e relacionados em peso. O traço em peso relaciona mais racionalmente os ingredientes e é usado em estruturas de mais responsabilidade.

Traços de concreto recomendados

A tabela abaixo, fornece um quadro de dados relativos às dosagens mais usuais e recomendadas para cada tipo normal de serviço que o concreto deverá prestar. Trata-se de traços para concreto empírico.

 Dosagem do concreto na prática

 

TIPO DE CONCRETOTRAÇOFINALIDADE DO CONCRETO
Concreto simples ou armado1:1:2Peças estruturais sujeitas a choques ou à ação do mar.
Concreto armado1:2:4
1:2,5:4
Peças estruturais:
Vigas, lajes, pilares, vergas, cintas, escoras, tirantes etc.
Concreto armado1:2:4
1:2,5:4
Fundações:
Sapatas, estacas etc.
Concreto ciclópico1:3:6
1:2,5:4
Fundações:
Blocos, para pilares, fundações corridas para paredes, blocos de ancoragem.
Concreto simples1:3:6Camada impermeabilizadora.

É preciso observar rigorosamente o “fator água cimento” recomendado.

A quantidade ótima de água para cada saco de cimento é cerca de 27 litros/saco, se considerarmo a areia e a brita secas.

A tabela baixo, fornece uma estimativa para o “fator água cimento” recomendado de acordo com o estado da areia.

 

ESTADO DE UMIDADE DA AREIALITROS D’ÁGUA/SACO DE CIMENTO
Areia úmida
Areia molhada
Areia encharcada
24 litros/saco
20 litros/saco
18 litros/saco

 

Consideramos

  • Areia úmida: apertada na palma da mão, cai em partes separadas;
  • Areia molhada: após apertada na palma da mão, rola na mão, mas não deixa umidade na palma;
  • Areia encharcada: areia que foi sujeita recentemente à chuva; apertada na mão, deixa umidade na mesma.

Add Comment