Imagine uma festa de família. Será um almoço para 20 pessoas, entre primos, tios etc. A dona da casa, sozinha, não conseguirá dar conta de fazer as compras, preparar a comida, encomendar a bebida, cuidar da sobremesa. Então, ela chama três parentes para ajudá-la e divide as tarefas: um irá ao supermercado comprar os ingredientes e as bebidas; outro arrumará a casa e fará uma decoração especial; e o terceiro ajudará na cozinha. Todos trabalharão juntos, executando tarefas diferentes para que a festa seja um sucesso.

Da mesma forma, uma empresa tem diferentes departamentos que trabalham juntos. Eles formam a estrutura organizacional da empresa, que inclui a divisão de tarefas e o trabalho de cada grupo de pessoas. Essa divisão dá origem aos departamentos.

O tamanho da empresa e a natureza de suas operações determinam o número de departamentos e orientam a distribuição de tarefas. Por exemplo, em uma pequena empresa é comum haver departamentos com uma só pessoa executando diferentes tarefas (o tal funcionário curinga de que falamos antes). Nas empresas maiores, as pessoas executam tarefas mais especializadas.

De modo geral, o funcionamento de qualquer organização – pequena, média ou grande – apóia-se em quatro serviços fundamentais: produção ou operação, marketing e vendas, finançasrecursos humanos.

Qual a função de cada setor de uma empresa?

O setor ou departamento de produção ou operação se encarrega da atividade-fim de uma empresa. Ou seja, se for uma indústria é o setor que transforma as matérias-primas no produto final. Se for uma empresa de prestação de serviços, como um escritório de arquitetura, por exemplo, a parte operacional é a que responde pelas plantas, pelos projetos de construção e reforma etc.

Já aconteceu com você?

Enquanto fazia compras em um supermercado, alguma pessoa veio lhe oferecer uma nova marca de suco ou de queijo para provar? Pois essa pessoa é um promotor de vendas e isso que ela fez foi uma estratégia de marketing. As lojas costumam usar esse recurso para apresentar um novo produto ao cliente e fazer com que ele o compre.

Já a área ou departamento de vendas costuma reunir, além da atividade comercial específica da empresa, as ações de promoção, propaganda e marketing.

A área financeira costuma reunir a contabilidade, que registra todas as transações da empresa, envolvam elas dinheiro ou não; a tesouraria, que controla o dinheiro e onde fica o Caixa; e também os setores de contas a pagar e cobrança.

O setor de recursos humanos é o encarregado de administrar as relações entre a empresa e os funcionários.