Fundações: Fundação em Estaca Broca

A fundação é a base de sustentação de toda a construção, tem a importante função de transmitir ao terreno todo o seu peso. Existem vários tipos de fundação: sapatas soldadas ou corridas, alvenaria de pedra, blocos de concreto, estacas metálicas e de concreto armado, etc.. A escolha do tipo de fundação depende de estudos iniciais da resistência do solo no local da construção e das cargas (peso) da construção.


Fundação em estaca broca

Com o gabarito construído, localizam-se os pregos de marcação das paredes da casa e divide-se ao meio (7,5 cm de distância dos pregos) em seguida, fixamos um prego neste ponto obtendo-se assim o eixo da parede. Amarramos uma linha de um prego de eixo ao outro de uma mesma parede e fazemos o mesmo para a parede que a encontra no mesmo canto. No cruzamento das linhas é encontrado o eixo das estacas.

Locação de estacas

O eixo das estacas é transportado para o terreno através do prumo de centro obtendo-se a marcação do local onde a mesma será construída.

A escavação é feita com a utilização de um trado iniciada na parte mais baixa do terreno. A profundidade da primeira estaca é determinada medindo-se a altura entre a linha de nível (que é a mesma do eixo das paredes) até a marcação da estaca no chão, acrescentando-se a altura da estaca. Esta profundidade é a altura entre a linha de nível e o fundo da estaca e será a mesma para todas as outras estacas. Ou seja, se uma estaca tiver a profundidade de 2m, e se a distância da linha de nível ao terreno for 35cm, a profundidade de todas as valas será de 2,35m, a partir da linha de nível.

Fundação estaca broca
Realizadas a escavação das estacas, prepara-se o concreto com traço 1:3,5:4 de cimento, areia e brita e lança-se um pouco no fundo das mesmas até a altura de 4 cm. Coloca-se a ferragem das estacas do início e do fim de uma parede com espaçadores e aprumam-se as ferragens em relação ao cruzamento das linhas de eixo. Alinham-se as estacas intermediárias de acordo com as das extremidades, lança-se concreto nos furos e vibra (soca) com um pedaço de vergalhão até chegar ao nível da estaca.

2 Comentários

  1. Milton Rafael 14 de julho de 2016
  2. J. Reis 21 de outubro de 2013

Add Comment