O que é a resistência elétrica?

Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica.


Quando uma corrente elétrica é estabelecida em um condutor metálico, um número muito elevado de elétrons livres passa a se deslocar nesse condutor. Nesse movimento, os elétrons colidem entre si e também contra os átomos que constituem o metal. Portanto, os elétrons encontram uma certa dificuldade para se deslocar, isto é, existe uma resistência à passagem da corrente no condutor.

Uma maneira de ilustrarmos a resistência elétrica ou, simplesmente, resistência, pode ser vista a seguir.

Resistência elétrica
Na figura apresentada, a corrente seria a bolinha amarrada na linha e a resistência seria a dificuldade encontrada por essa bolinha para atravessar os dois canos.

Observe que a bolinha consegue atravessar o primeiro cano com facilidade.

O mesmo não acontece no segundo cano.

Podemos dizer, então, que no segundo cano há maior resistência que no primeiro, pois os pinos de seu interior dificultam a passagem da bolinha.

Concluímos, então, que a resistência elétrica também é um fator que influencia no valor da corrente elétrica.

Os fatores que influenciam na resistência de um dado condutor são:

  • A resistência de um condutor é tanto maior quanto maior for seu comprimento;
  • A resistência de um condutor é tanto maior quanto menor for a área de sua seção transversal, isto é, quanto mais fino for o condutor;
  • A resistência de um condutor depende da resistividade do material de que ele é feito. A resistividade, por sua vez, depende da temperatura na qual o condutor se encontra.

Onde encontramos resistência elétrica?

Na verdade, em tudo!

Por exemplo, o que faz uma lâmpada incandescente funcionar é a passagem da corrente pelo seu filamento que possui resistência. O mesmo acontece com um ferro de passar, um chuveiro elétrico… Qualquer aparelho elétrico possui determinado valor de resistência elétrica.

Até mesmo um fio apresenta certa resistência (um valor geralmente muito baixo, quase desprezível). Por isso, quando fazemos a emenda de fios, temos que nos preocupar em fazê-la muito bem feita. Caso contrário podemos ter um mau contato (que produz uma resistência indesejada) fazendo o fio aquecer, podendo vir a derreter, fazendo com que o circuito se abra (esse tipo de problema ocorre frequentemente em instalações de chuveiros elétricos, feitas por pessoas inexperientes).

E o que é curto-circuito?

Quando dois pólos de um circuito elétrico são ligados diretamente por um fio condutor, que, como já vimos, possui uma resistência elétrica desprezível, temos o que é chamado de curto-circuito.

Medindo a resistência elétrica

A resistência elétrica, do mesmo modo que a corrente, possui uma unidade de medida chamada ohm e simbolizada pela letra grega Omega (Ω).

Add Comment