Patologia na Construção Civil, O que é e Como Tratar

Patologia na construção civil – Diz-se que uma construção apresenta algum tipo de patologia quando ela apresenta defeitos, ou não atende as funções para qual foi projetada.


O que é patologia na construção civil

O que é patologia da construção civil? Basicamente, é quando um edifício apresenta defeitos. O edifício deve exercer diversas funções para atender às necessidades humanas. Muitas já foram vistas nas ocupações anteriores, relacionadas a partes do edifício.

Patologia na construção civil

Diz-se que um edifício apresenta uma patologia quando não atende adequadamente uma ou mais funções para as quais foi construído. Assim, o reparo (conserto) de uma patologia tem como objetivo recuperar essa função.

O termo patologia vem da medicina. Estado patológico, na medicina, significa estado doentio, de anormalidade, de falta de saúde. Na construção o sentido é o mesmo.

O que é patologia na construção civil na prática?

A patologia das construções é o estudo de situações de ocorrências de problemas, de falhas ou de defeitos que comprometem uma ou mais das funções do edifício, ou todo seu conjunto, como se o edifício estivesse mesmo doente e sua doença precisasse ser diagnosticada e tratada.

O reparo da patologia, assim como o tratamento na medicina, visa recuperar as funções (ou a saúde) do edifício

Curiosidade

Patologia é uma palavra derivada de duas palavras gregas: pathos e logos. A palavra Pathos, para os gregos, não significava aves, mas sim um estado de paixão, ou de passividade, que então se associou a um significado de desgraça, ou sofrimento. Logos possui vários significados, mas podemos resumi-los numa única palavra Discurso, ou Linguagem. Na Medicina usamos a expressão “estados patológicos” para nos referirmos a estados mórbidos ou doentios.

Add Comment