Reboco: o que é? Qual sua função no revestimento de paredes?

Reboco: é a camada final do revestimento (também chamada “massa fina”) e tem a função de tornar a superfície sobre o emboço mais lisa, para receber a pintura.


Em áreas secas (salas e quartos) usa-se o revestimento em três camadas (chapisco, emboço e reboco) mais a pintura. Em áreas molhadas (cozinha, banheiro e área de serviço), o revestimento normalmente é cerâmico, e nesse caso, como já foi dito, não será feito reboco, pois a cerâmica será assentada sobre o emboço.

A argamassa do reboco pode ser feita na obra, com cal hidratada e areia fina (areia peneirada), traço 1:2. Atualmente é comum o uso de reboco “pronto”, também chamado “massa fina”, que é uma argamassa industrializada já pronta, à qual adiciona-se água na obra.

O reboco deve ser aplicado no mínimo 7 dias após o emboço. Sobre a superfície do emboço previamente molhada aplica-se a argamassa do reboco com desempenadeira, de baixo para cima, conforme mostra o desenho. Normalmente aplica-se uma primeira camada, de 2 ou 3 mm, completando-se a espessura do reboco, que é de 5 mm aproximadamente, com uma segunda camada de argamassa.

Aplicação de reboco com desempenadeira

O acabamento final pode ser liso (feito com desempenadeira de aço), camurçado (com desempenadeira revestida com feltro ou esponja), ou raspado, onde a superfície é raspada com pente de aço, formando desenhos e texturas.

Add Comment