Solda MIG MAG. Na soldagem do arco elétrico com gás de  proteção (GMAW Gas Metal Arc Welding), também conhecida como soldagem MIG (Metal Inert Gas), um arco elétrico é estabelecido entre a peça e um consumível na forma de arame. O arco funde continuamente o arame à medida que este é alimentado à poça de fusão. O metal de solda é protegido da atmosfera pelo fluxo de um gás inerte ou por uma mistura de gases. A figura mostra esse processo e uma parte da tocha de soldagem.

Processo básico de soldagem MIG/MAG

Solda MIG MAG - processo básico de soldagemO processo de soldagem funciona com corrente contínua (CC), normalmente com o arame no pólo positivo. Essa configuração é conhecida como polaridade reversa. A polaridade direta é raramente utilizada por causa da transferência deficiente do metal fundido do arame de solda para a peça. São comumente empregadas correntes de soldagem de 50A até mais que 600A e tensões de soldagem de 15V até 32V. Um arco elétrico autocorrigido e estável é obtido com o uso de uma fonte de potencial (tensão) constante e com um alimentador de arame de velocidade constante. Melhorias contínuas tornaram o processo de solda MIG MAG aplicável à soldagem de todos os metais comercialmente importantes como os aços, o alumínio, aços inoxidáveis, cobre e vários outros. Materiais com espessura acima de 0,76mm podem ser soldados em todas as posições. É simples escolher equipamento, arame, gás de proteção e condições de soldagem capazes de produzir soldas de alta qualidade com baixo custo.

Vantagens da solda MIG MAG

O processo de soldagem MIG/MAG proporciona muitas vantagens na soldagem manual e automática dos metais para aplicações de alta e baixa produção. Suas vantagens combinadas quando comparado com o eletrodo revestido, arco submerso e TIG são:

  • A soldagem pode ser executada em todas as posições;
  • Não há necessidade de remoção de escória;
  • Alta taxa de deposição do metal de solda;
  • Tempo total de execução de soldas de cerca da metade do tempo comparado ao eletrodo revestido;
  • Altas velocidades de soldagem;
  • Menos distorção das peças;
  • Largas aberturas preenchidas facilmente, tornando certos tipos de soldagem de reparo mais eficientes;
  • Não há perdas de pontas como no eletrodo revestido.

Solda MIG MAG - demonstração do sistema de soldagem

Soldagem pelo processo MIG MAG

É um processo de soldagem em que um arame é continuamente alimentado em velocidade controlada até a pistola de soldagem; ao mesmo tempo, um fluxo de gás sai pela tocha, envolvendo a região da solda, protegendo-a da contaminação dos agentes da atmosfera. As funções e controles do processo são exercidos por meio de três elementos básicos:

  1. Tocha de Soldagem;
  2. Controle de Alimentação do Arame;
  3. Fonte de Energia.

Solda MIG MAG - conjunto completo de soldagem semi automática

Equipamentos

São retificadores de corrente contínua e tensão constante, regulam somente a tensão (V) voltagem. Possuem ventilação forçada.

Alimentadores

Podem ser fixos (internos) ou transportáveis e podem utilizar tochas para serviços leves ou pesados (refrigeradas com água); utilizam diversos diâmetros de arames e gases de proteção.

Gases de proteção

A finalidade principal do gás de proteção, no processo, é proteger a solda da contaminação atmosférica. O gás, no entanto, influi no resultado da solda como indica a figura.

Argônio: indicado para uso em soldagem de alumínio e ligas.

Misturas

  • (Argônio+CO2): indicado para aço carbono, para espessuras finas, oferece um excelente acabamento.
  • (98% argônio+2% O2): indicado para aço inoxidável, para espessuras finas, excelente acabamento e ótima estabilidade de arco.
  • CO2 Puro (dióxido de carbono): indicado para aço carbono, para espessuras grossas, excelente penetração, porém respinga muito.