Tempo de uso hábil da argamassa colante

O tempo de vida, ou tempo de uso da argamassa colante, é o período de tempo máximo recomendado para o seu uso, depois dela ter sido misturada. Considerando aí o tempo que a argamassa deve ficar descansando, podemos estimar esse tempo de vida em 3 horas.


O tempo de abertura, ou tempo em aberto, ou tempo de assentamento, é o período de tempo compreendido entre o espalhamento da argamassa colante e o instante em que ela não apresenta mais a aderência suficiente, ou desejável. A partir daí surge uma película esbranquiçada nos cordões da argamassa.

Se nós assentamos a peça cerâmica sobre esta película, só ocorrerá um esmagamento dos cordões, sem que haja nenhuma aderência entre a camada de fixação e a peça. No caso de percebermos a existência desta película esbranquiçada, nós devemos retirar toda a camada de fixação imprestável, e limpar cuidadosamente toda a superfície da base, antes de aplicarmos uma nova camada de argamassa em condições aceitáveis.

argamassa-colante
Este tempo de abertura não deve ser muito pequeno, e nem muito grande, pois sendo razoável ele será um fator de garantia do rendimento do serviço. De um modo geral este tempo corresponde a 20 minutos para superfícies internas e 15 minutos, para superfícies externas.

O tempo de ajuste, ou tempo de ajustamento, é o período de tempo durante o qual as peças cerâmicas podem ainda sofrer alteração na sua posição inicial, depois de terem sido assentadas sobre a camada de fixação, sem que aconteçam perdas de aderência entre a peça e a camada.

Esse tempo geralmente é estimado em 10 minutos.

Add Comment