As tomadas e interruptores são pontos da instalação por onde podemos alimentar pequenos aparelhos portáteis (ou lâmpadas) à nossa conveniência. Consideramos que as tomadas comuns podem alimentar aparelhos de até 100W. Podem ser instaladas tomadas especiais destinadas a aparelhos especiais como geladeiras, eletrobombas, chuveiros elétricos, fogões, ferros de passar e etc.

Tomadas e interruptores

Tomadas e interruptores

Normalmente as tomadas são localizadas na posição baixa, 0,30m do piso.

Tomadas em posição média 1,45m do piso, menos usadas que as na posição baixa, são instaladas nessa posição para aproveitar a caixa do interruptor ou para melhor atender a certos aparelhos que fiquem sobre uma banca.

Tomadas na posição alta, instalam-se tomadas para uso específico de certos aparelhos como chuveiros e ventiladores de parede. Não são propriamente tomadas: servem apenas a determinados aparelhos. As tomadas na posição alta ficam a cerca de 2,20m do piso.

Destinados ao comando de ligação e desligamento dos aparelhos de iluminação, localizam-se na posição mais cômoda, perto do aparelho que devem comandar. Em cômodos pequenos com apenas uma ou duas luminárias, são os interruptores localizados a cerca de 0.10m do caixão da porta e a 1.45m ou 1m do piso.

Saiba mais:  Cálculo Luminotécnico e Software Para Iluminação

DEIXE UMA RESPOSTA