Login

Almoxarifado: como funciona o ambiente de trabalho do almoxarife

Não existe uma única organização possível para o almoxarifado. Cada empresa, dependendo do seu ramo de atividade e do seu tamanho, define a organização mais adequada.

O local de trabalho do almoxarife

O importante é que o ambiente seja fácil de limpar, para evitar o acúmulo de poeira. Alguns produtos, principalmente os eletrônicos, como aparelhos de som, televisão, rádio etc., podem ter seu funcionamento prejudicado em função do acúmulo de poeira em seus componentes. A iluminação é outro fator fundamental. Além disso, o ambiente deve ter uma circulação de ar ou refrigeração, para evitar que o mofo ou o calor estraguem os materiais.


Almoxarifado, almoxarifeComo já vimos, o almoxarifado deve ser um lugar de acesso restrito a pessoas que trabalham no setor.  Esse detalhe é importante, pois se qualquer funcionário da empresa, ou mesmo gente de fora dela puder circular pelo almoxarifado, fica difícil atribuir responsabilidades quando algum produto desaparece ou identificar a causa de algum dano aos materiais.

Para evitar o acesso de pessoas estranhas, as portas devem ter chaves, e poucas pessoas devem ter cópias. A entrada de pessoas de outros setores no local deve ser reservada somente àqueles que têm autorização de alguém responsável pelo almoxarifado. A questão da segurança compreende, ainda, a existência de equipamentos de segurança contra incêndio, como, por exemplo, extintores, além da manutenção permanente para evitar goteiras e outros vazamentos.

Talvez você se interesse por:  Materiais e equipamentos de trabalho do almoxarife

O ideal é que o almoxarifado fique próximo à garagem ou ao estacionamento da empresa. Isso facilita a descarga dos materiais que chegam para abastecer a empresa e também a carga das mercadorias que saem de lá para serem  entregues aos clientes. Para você, isso significa economizar seus músculos.

Estoque ou almoxarifado?

Na teoria, existe uma diferença entre o significado das palavras estoque e almoxarifado. O estoque é gerador de riquezas, pois guarda mercadorias que serão vendidas. O almoxarifado não é gerador de riquezas, pois guarda materiais que serão usados pela própria empresa: artigos de limpeza, peças de reposição para máquinas e outros. Na prática não há diferenças significativas entre um e outro.

Envie este artigo para seus amigos!

Add Comment