Aprenda Como Escolher Blocos de Concreto

A ABCP, em parceira com a Bloco Brasil (Associação Brasileira de Indústrias de Blocos de Concreto), relacionou dez dicas de como comprar os blocos usados nessa alvenaria, bem como a forma de armazená-los. Confira e não se esqueça de, no ato da compra, informar o tipo de bloco planejado, a quantidade exata e determinar a programação de entrega.


Blocos de concreto

Preço

Faça uma pesquisa de mercado e desconfie de preços abaixo da média regional.

Armazenamento

Depois de receber o material, armazene as peças em local adequado, protegidos da chuva. Separe-os por tipo, dimensão e resistência em pilhas inferiores a 1,5 m de altura ou sete blocos, de preferência próximas ao local de transporte vertical ou de uso. Isso facilita o manuseio e controle de qualidade evitando quebras.

Peso

A variação de peso entre blocos do mesmo lote deve ser mínima, pois isso pode indicar a variação de resistência. Peças leves representam porosidade e absorção de água superior.

Dimensão exata

O bloco deve ter ângulos retos e exatos. Meça as diagonais: elas devem ter a mesma medida.

Cor homogênea

Blocos com cor homogênea indicam um controle ideal no processo de cura e fabricação. Se blocos do mesmo lote apresentarem variações nas tonalidades de cinza, é possível que isso indique problemas na compactação do concreto ou na densidade das peças.

Família de blocos (legos)

Há duas famílias de blocos, ambas com 19 cm de altura, mas que diferem no comprimento (29 a 39 cm). A família de 39 cm tem variações na largura (9, 14 e 19 cm), enquanto a de 29 cm possui apenas o bloco de 14 cm de largura. Essas são as medidas estabelecidas. Nunca compre se encontrar uma medida diferente.

Saiba mais  Alvenaria Estrutural: Vantagens e Desvantagens

Superfície uniforme e cantos vivos

Arestas irregulares indicam problemas no processo de compactação do concreto. Blocos com cantos quebrados indicam. Além disso, quanto mais perfeito e homogêneo o bloco, maior a economia com revestimento de argamassa.

Porosidade

Blocos porosos, com resistência inferior tendem a se quebrar facilmente. Para evitar prejuízos, faça testes derramando um pouco de água sobre o bloco. Se a água for absorvida com facilidade, ele tem baixa resistência e proporções incorretas dos componentes do concreto. Outro teste é mergulhar a peça na água: se surgirem muitas bolhas, falta qualidade.

Blocos vazados

Não compre blocos que tenham o fundo fechado (com exceção das canaletas). Blocos de concreto normalizados sempre são vazados.

Ouça o bloco

Bata levemente um bloco no outro. O som de peças bem compactadas é mais estridente, enquanto os mais porosos produzem sons mais suaves.

2 Comentários

  1. Enrica Bernardelli 20 de janeiro de 2017
    • ConstruFacil RJ ConstruFacil RJ 26 de janeiro de 2017

Add Comment