De um modo geral, as ocupações de arquivador, almoxarife, auxiliar administrativo e contínuo atendem a todos os setores de uma empresa privada. Mas cada uma delas pode ser especialmente útil a um ou mais departamentos.

Veja:

 

  • O auxiliar de arquivo será mais necessário em setores que lidam com muita papelada, como o de finanças (contas, recibos etc.) e o de recursos humanos (fichas de funcionários, cópias de carteiras de identidade etc.).
  • O almoxarife está mais ligado ao setor de produção, pois ele recebe, guarda e distribui tanto os materiais necessários à operação da empresa, quanto as mercadorias que ainda serão postas à venda.
  • O auxiliar administrativo atua em todos os setores, atendendo especialmente os departamentos que cuidam do marketing, das finanças e dos recursos humanos.
  • O contínuo é o funcionário que transita entre todos os setores e também cuida do trabalho externo.

Entenda como funciona a estrutura organizacional de uma empresa

E o que acontece em uma empresa pública?

Nesse tipo de empresa, os cargos e a divisão de trabalho se organizam de forma diferente. Para começar, a entrada na empresa se dá por meio de um concurso público. Quando há necessidade de novos funcionários, anúncios em jornais avisam que serão abertas inscrições para um concurso a fim de preencher certas vagas. Para participar, os candidatos pagam uma taxa de inscrição e precisam estudar muito, já que a concorrência é grande. Quem é aprovado ganha um emprego vitalício, ou seja, para toda a vida.

Vale lembrar que as empresas públicas têm seu próprio plano de carreira e que os seus cargos são divididos de acordo com níveis hierárquicos (diferentes níveis de autoridade). Para avançar, muitas vezes é necessário participar de novos concursos, uma exigência legal para a contratação em empresas públicas.

Nos próximos artigos vamos conhecer melhor as atividades e as responsabilidades de cada uma dessas ocupações.