Cálculo Luminotécnico e Software Para Iluminação

O cálculo luminotécnico considera quatro critérios:


  1. quantidade de luz;
  2. equilíbrio de iluminação;
  3. ofuscamento;
  4. reprodução de cor.

O cálculo pode ser feito pelo Método Lumens (Método do Fluxo Luminoso) ou pelo Método Ponto por Ponto.

O Método Lumens é mais usado em edificações e determina a quantidade de fluxo luminoso (lumens) para determinado ambiente. Aqui, é fundamental considerar o tipo de atividade que será desenvolvida, as cores das paredes e do teto, bem como a lâmpada e luminárias escolhidas. Já o Método Ponto por Ponto, também conhecido como método das intensidades luminosas, é utilizado quando as dimensões da fonte luminosa são muito pequenas em relação ao plano que deve ser iluminado, ou seja, por meio desse método é possível determinar a iluminância (densidade do fluxo luminoso na superfície sobre a qual este incide) em qualquer ponto da superfície.

O cálculo luminotécnico define os aspectos básicos, mas a diferença é feita pela sensibilidade e o bom gosto de cada arquiteto ou projetista.

Software para cálculo luminotécnico

A Itaim Iluminação disponibiliza gratuitamente em seu site (http://www.itaimiluminacao.com.br) o Softlux, um software criado para facilitar o cálculo luminotécnico e atender arquitetos, engenheiros, projetistas elétricos e estudantes. Para utilizar, faça seu cadastro gratuito e baixe o programa em Downloads.

Programa para cálculo luminotécnico

O programa é baseado nos Métodos das Cavidades Zonais e Ponto a Ponto Direto.

Cálculo luminotécnico e a NBR 5413

A NBR 5413, norma estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estabelece os valores de iluminâncias médias mínimas para iluminação artificial em interiores onde serão realizadas atividades de comércio, indústria, ensino e outras.

Saiba mais  Como instalar boia elétrica para caixa d'água

Curiosidade

Existe uma lei nos Estados Unidos que proíbe o uso de sistemas de iluminação com baixa eficiência, como as lâmpadas incandescentes, fluorescentes tradicionais, de vapor de mercúrio e mistas. A mesma legislação também prevê financiamento para que a população troque o sistema de iluminação e pesadas multas para quem não se adaptar.

Software para iluminação

No site da GE Iluminação (http://www.gelampadas.com.br/solucoes/software.asp) você encontra softwares para facilitar na hora de fazer algum cálculo luminotécnico.

2 Comentários

  1. Luiz Henrique Magalhães 12 de dezembro de 2013
    • ConstruFacil RJ ConstruFacil RJ 12 de dezembro de 2013

Add Comment