Login

Como aumentar a durabilidade da madeira

Anteriormente, mencionamos que a vida útil da madeira depende fundamentalmente da interação entre as características da própria madeira e as condições do local onde ela é utilizada.

Vimos que quimicamente, o fator mais importante para determinar se a madeira é durável é a presença de substâncias com propriedades fungicidas e/ou inseticidas. Partindo desse raciocínio se impregnarmos na madeira substâncias fungicidas e inseticidas, ela se tornará resistente ao ataque desses seres. Este é o método mais difundido de se aumentar a resistência da madeira neste caso.


Preservativo de madeira – é toda a substância com características biocidas adicionadas à madeira para protegê-la contra o ataque de organismos xilófagos.

Esta definição exclui tintas, vernizes, ceras, retardantes de fogo, etc.

Os preservativos aplicados de forma líquida ou em solução tem como veículo a água ou solventes orgânicos (óleo, diesel, óleo combustível, aguarrás, etc.) ou ainda são de natureza oleosa. Há também preservativos que são aplicados de forma gasosa.

como-aumentar-a-durabilidade-da-madeira

Métodos de tratamento da madeira

O mais sensato é efetuar o tratamento da madeira antes de colocá-la em uso, para prevenir a sua deterioração. Este tipo é chamado de tratamento preventivo.

Contudo, há situações em que a madeira é colocada em uso sem que se saiba que ela sofre o ataque de organismos xilófagos, necessitando, então, de receber aplicação de substâncias para eliminar o agente destrutivo. Este tipo de tratamento é chamado de curativo.

Talvez você se interesse por:  Desenho técnico marcenaria. Breve história e materiais

Tratamentos preventivos da madeira

Se a madeira for utilizada em local de baixo risco de deterioração basta uma aplicação superficial da substância química. É o caso de madeiras que não vão entrar em contato com o solo e com a chuva, tais como móveis ou alguns tipos de embalagens. Os métodos mais comuns de tratamento são: pincelamento, aspersão e imersão.

O pincelamento consiste em um tratamento superficial no qual o produto anti-xilofago é aplicado na superfície da madeira.

A aspersão consiste em aplicação do produto por meio de bomba intercostal.

O tratamento pôr imersão consiste em mergulhar a madeira em um tanque com o produto diluído de acordo com as recomendações do fabricante e deixá-la tempo suficiente para que ela seja totalmente imunizada.

Quando a madeira será utilizada em situação de risco de deterioração elevado é recomendável efetuar o tratamento de maneira em que toda a parte permeável da madeira fique impregnada com o produto preservativo. Os métodos mais comuns para tratamentos profundos são substituição-de-seiva, banho quente-frio e vácuo/pressão. Tais tratamentos são mais complexos e necessitam de equipamento adequado.

Tratamentos curativos da madeira

Os tratamentos curativos são aplicados na madeira que já se encontra atacada por organismos xilófagos.

O método de tratamento depende do local onde se encontra a madeira e do tipo de organismo que a está atacando. Quando a deterioração é superficial, o preservativo pode ser aplicado por pincelamento, aspersão e, quando é possível remover a madeira, também por imersão.

Talvez você se interesse por:  Marcenaria: proporções dos móveis nos ambientes

Se a deterioração é interna, o objetivo é introduzir o preservativo na madeira.

Assim, o que geralmente se faz é introduzir o produto por meio de orifícios até atingir a região deteriorada. Normalmente se utiliza o produto de forma líquida ou gasosa. Quando o ataque é de cupim-de-solo em madeiras de edificações, recomenda-se efetuar o tratamento químico do solo ao redor das fundações.

Interferências apropriadas no meio, alterando o efeito das condições ambientais auxiliam no sentido de aumentar a durabilidade da madeira.

O armazenamento de madeira em local livre de umidade contribui para diminuir os riscos de apodrecimento. Sabe-se que quando a madeira está sob cobertura, protegida de intempéries, apresenta maior durabilidade do que madeira exposta.

Como aumentar a durabilidade da madeira
5 (100%) 1 vote

Envie este artigo para seus amigos!

Add Comment