Preparar e adubar a terra, combater pragas, aparar a grama, podar e regar plantas, limpar o terreno são as principais tarefas executadas em um jardim.

É claro que o trabalho de jardinagem vai depender muito dos tipos de plantas que decoram o terreno. Algumas exigem mais cuidados que outras.

Aqui você vai ter as noções básicas para poder cuidar de um jardim, como preparar o solo, combater pragas, podar plantas etc.

Como cuidar das plantas e do jardim

Como cuidar das plantas e do jardim

Preparar e adubar a terra

Para que as plantas cresçam, o solo tem de estar bem preparado. A adubação é o meio de enriquecer o solo com nutrientes. O adubo pode ser orgânico (de origem vegetal ou animal como: cascas de vegetais, húmus de minhoca, esterco de gado, farinhas de osso etc.) ou inorgânico, produto de origem química que é comercializado pronto para uso com efeito mais rápido, embora devam ser usados com cuidado pois são tóxicos. A indicação é adubar mensalmente o jardim, diminuindo a freqüência no inverno, quando as plantas estão “em fase de dormência”.

Para as plantas que estiverem em época de floração, usa-se farinha de osso. Plantas de vasos sentem mais falta de adubo, por isso a indicação é que seja feita adubação mensal de acordo com a quantidade estabelecida na embalagem do produto.

Combater pragas

A maneira mais eficiente de evitar pragas é verificar detalhadamente caules, folhas e flores toda vez que cuidar do jardim. Quando as pragas são identificadas logo no início, o problema pode ser resolvido de maneira simples. Se as pragas tomarem conta da planta, será necessário usar produtos químicos, geralmente muito tóxicos.

Podar as plantas

Os cortes mais radicais devem ser feitos no inverno. Nas outras estações do ano, são indicadas pequenas podas de manutenção, que retiram galhos e folhas secas. Deve-se usar tesouras próprias para poda, nada de facas ou quebrar os galhos com a mão.

Cortar a grama

O equipamento a ser usado dependerá do tamanho do terreno. Para grandes extensões, existem pequenos tratores movidos a combustível e é preciso um bom controle de direção para usá-lo. Para lugares menores, o equipamento mais comum é o aparador de grama doméstico – leve, de fácil manuseio e movido a energia elétrica.

Limpar o terreno

Uma vassoura própria para grama e jardim, uma pá de lixo e uma lixeira com saco plástico resolvem o problema. Para que o jardim fique com boa apresentação, o ideal é limpá-lo todos os dias ou numa periodicidade que mantenha sua boa aparência.

Regar as plantas

A rega deve ser frequente e de preferência de manhã cedo ou no final da tarde, quando o sol está ameno. Na primavera e no verão, o ideal é regar as plantas todos os dias. No inverno, a cada dois dias. As plantas ficam com aparência saudável e mais resistentes depois da rega, mas, quando a água é demais, elas murcham, apodrecem e perdem vida. Recomenda-se água na temperatura ambiente e com jato fraco para não machucar as folhas das plantas e nem tirar terra dos vasos. Lembre-se sempre: é melhor molhar com frequência e pouca água.

Dicas de jardinagem

Para saber se a planta de vaso necessita de água, pressione o dedo na terra. Se ele ficar sujo, com partículas aderidas, não está na hora de molhar. Se o dedo ficar limpo, apresentando apenas uma poeira seca, está na hora de regar.

Há plantas de caules longos que precisam ser amarradas para que não quebrem. A amarração deve ser feita com delicadeza, de modo que não machuque os ramos. Por isso é melhor enlaçá-los formando um “8” deitado com o barbante ou o fio. Assim, cada ramo fica circundado pela amarração.

Nunca deixe acumular água nos pratos sob os vasos, para impedir que as raízes apodreçam e evitar a dengue (Doença causada por um vírus e transmitida pela picada do mosquito, o Aedes aegypti. O mosquito se desenvolve em água limpa e parada).