Login

Limpeza: como limpar cortinas e persianas

Não adianta limpar todo o cômodo e deixar as cortinas e as persianas sujas. Elas são depósitos de poeira, fungos, ácaros e bactérias, por isso é muito importante realizarmos a limpeza completa das cortinas e persianas de todos os ambientes. Se em nossa casa existirem muitas crianças, idosos ou pessoas alérgicas a poeira ou com problemas respiratórios a atenção com a limpeza e o ciclo entre uma limpeza e outra deve ser redobrada para que essas pessoas não sofram com crises alérgicas.

Como limpar cortinas e persianas passo a passo

Inicie o trabalho pela parte superior, também chamada de bandô (parte de cima que cobre trilhos ou outro tipo de suporte). A limpeza vai depender do tipo de material. Veja:


Como limpar cortinas e persianas

Cortina de tecido – Escove de cima para baixo com uma escova de cerdas macias ou utilize aspirador de pó com bocal de escova.

Cortinas ou persianas de madeira – As do tipo japonês acumulam poeira entre as varetas. Tanto para as de correr como para as de enrolar, o primeiro passo é usar um aspirador com bocal de escova ou uma escova de cerdas macias, no sentido das frestas, para soltar o pó. Em seguida, passe suavemente um pano umedecido com água e sabão neutro.

Persianas de alumínio ou PVC – Feche as lâminas. Passe um pano limpo umedecido em solução suave de água e sabão neutro de um lado para o outro, acompanhando a posição horizontal da persiana (→). Seque com um pano limpo. Inverta a posição das lâminas e repita a operação.

Talvez você se interesse por:  Serviços domésticos: profissão de faxineira

Persianas de tecido – Feche as lâminas. De cima para baixo, no sentido vertical (↓), passe escova de cerdas macias ou aspirador de pó com bocal de escova.

Cuidado: devemos estar sempre atentos aos movimentos para não usar muita força e desprender cortinas e persianas da parede. Após a limpeza, deixe-as bem abertas e afastadas das janelas.

Envie este artigo para seus amigos!

Add Comment