Login

Como limpar corretamente seus móveis sem danificá-los

Aprenda a limpar e conservar móveis de diversos materiais. A forma como limpamos os móveis influencia diretamente na conservação e durabilidade dos mesmos. Por exemplo, se você não limpar um sofá corretamente ele poderá ficar com um aspecto feio, desgastado, parecendo velho. Se queremos conservar nossos móveis e mantê-los com um tom agradável por mais tempo, precisamos aplicar técnicas corretas de limpeza e é isso que mostraremos aqui.

Como limpar móveis corretamente

Como limpar e conservar corretamente os seus móveis

Aço inoxidável – Limpe com um pano macio ou esponja, água morna, sabão ou detergente suaves e neutros ou removedores à base de amônia, diluídos em água morna. Depois, basta enxaguar e secar com um pano macio. A secagem é muito importante para evitar o aparecimento de manchas na superfície. Nunca utilize palha de aço ou esponja abrasiva.


Estofado com tecido – Tecidos mistos, de algodão, sintéticos ou delicados precisam de cuidados para evitar o aparecimento de manchas. O primeiro passo é retirar a poeira com uma escova de cerdas macias ou aspirador de pó com bocal de escova. Caso o móvel seja de almofadas soltas, retire-as para aspirar os cantos. Ao encontrar manchas, analise antes de tentar removê-las, pois alguns produtos podem rasgar o tecido.

Couro natural e couro sintético – Limpe com pano úmido e sabão neutro. Depois, passe um pano úmido sem sabão. Quando houver mancha, utilize um pano umedecido em solução de água e vinagre branco. Esfregue até a mancha desaparecer.

Talvez você se interesse por:  Objetos de decoração: dicas de limpeza e preservação

Ferro batido, fundido ou laqueado – Limpe com pano, água e sabão neutro. Se houver cantos empoeirados onde a mão e o pano não consigam alcançar, utilize uma escova de cerdas macias ou escova de dentes velha com saponáceo líquido. Seque muito bem com um pano, pois água acumulada pode provocar ferrugem. Quando já estiver seco, passe uma camada de cera líquida. Esse tratamento retarda a ferrugem.

Madeira crua ou encerada – Não busque nos produtos mais modernos a melhor solução. A velha e boa cera incolor em pasta é o melhor produto para conservar, pois não agride a superfície da madeira. Passe a cera com uma flanela ou pano macio. Deixe a cera secar e passe uma flanela ou pano seco para retirar o excesso e dar brilho.

Madeira envernizada – Utilize um pano levemente úmido para retirar a poeira. Aplique lustra-móvel. Nunca passe álcool ou qualquer outro produto que contenha amônia, pois retira o verniz e mancha o móvel.

Madeira esmaltada ou laqueada – Limpe com um pano umedecido em água e sabão neutro. A seguir, passe um pano limpo umedecido somente com água e, por último, um pano macio seco ou uma flanela para secar e dar brilho.

Madeira laminada (forrada com fórmica) – Não deve ser lavada, porque o excesso de umidade passa para a cola e faz com que o revestimento se solte. Limpe suavemente com um pano umedecido em álcool. Caso a sujeira esteja densa, utilize saponáceo líquido, pano úmido somente em água e em seguida pano limpo e seco.

Talvez você se interesse por:  Limpeza: aprenda a limpar diferentes tipos de pisos

Mármore ou granito – Pode ser lavado com sabão neutro, água e pano macio ou esponja não abrasiva. Como nas paredes ornamentadas, para este tipo de material não podem ser usados saponáceos, palha de aço ou outros produtos que danifiquem a pedra. Depois de limpo e seco, pode ser encerado com cera em pasta ou parafina, para formar uma película protetora. Palha, vime e fibras – Para tirar o pó, use flanela seca, escova de cerdas macias ou espanador. Em seguida, um pano macio ligeiramente umedecido em solução de água e sabão neutro. Depois de limpo, seque muito bem com uma flanela ou pano macio para não danificar o móvel. Nunca utilize solventes ou abrasivos, como esponja de aço, ceras e óleos, detergentes ou qualquer produto que contenha soda e ácidos em sua composição.

Envie este artigo para seus amigos!

Add Comment