Login

Como preservar o seu meio ambiente

O ser humano tem usado sua capacidade de modificar o meio ambiente de uma maneira um tanto irresponsável. Os noticiários sempre nos informam dos resultados desastrosos da falta de cuidado com a natureza. Já é tempo de respeitar o meio ambiente para a nossa própria sobrevivência.

Procure rever seu dia-a-dia e tome as atitudes ecológicas que julgar mais corretas e adequadas. Não espere que alguém faça isso por você. Comece hoje a preservar o meio ambiente. Ele também depende
de você!


Preservar o meio ambiente

Não desperdice

Evite o desperdício de energia e água. Localize e repare os vazamentos. Desligue lâmpadas e equipamentos elétricos quando não os estiver utilizando. Mantenha os filtros do sistema de ar-condicionado e ventilação sempre limpos para evitar desperdício de energia elétrica. Use os dois lados do papel na hora de escrever.

Estabeleça uma política ecológica de compras

Priorize a compra de produtos ambientalmente corretos. Na hora da compra, procure certificar-se de que são biodegradáveis. Procure por produtos que sejam mais duráveis, de melhor qualidade, recicláveis ou que possam ser reutilizáveis.

Coleta seletiva

Faça coleta seletiva de lixo. Você estará contribuindo para poupar os recursos naturais, aumentar a vida útil dos depósitos de lixo, diminuir a poluição.

Evite poluir

Faça uma avaliação e identifique as possibilidades de diminuir o uso de produtos tóxicos como solventes e tintas à base de óleo. Verifique cuidadosamente todos os riscos de acidentes ambientais e cuide para minimizar seus efeitos. Não espere acontecer um problema para só aí tomar uma providência. Previna-se!

Talvez você se interesse por:  Aprenda como fazer limpeza de calhas

Comunique-se

Fale com todos a sua volta sobre a importância de agirem de forma ambientalmente correta. No caso de problemas que possam prejudicar seu vizinho ou outras pessoas, tome a iniciativa de informar em tempo hábil para que possam minimizar prejuízos. Busque manter uma atitude de diálogo com o outro.

Há pelo menos quatro áreas que precisamos manter em ordem a fim de garantir nossa saúde e bem estar:

  1. O meio ambiente em que vivemos;
  2. O nosso próprio corpo;
  3. A casa onde moramos;
  4. O local em que trabalhamos – aliás, em que passamos a maior
    parte do tempo.

A poluição do ar, das águas e a devastação da natureza devem ser combatidas. O importante é que cada um pode e deve fazer a sua parte para preservar o meio ambiente.

Cuidar da saúde do corpo é fundamental. Regras básicas de higiene, acrescidas de boa alimentação e exercícios físicos mantêm o corpo sadio. E com saúde tudo se pode. Cuidar da aparência também é um ato de amor consigo mesmo e acaba atraindo pessoas à nossa volta.

Dizem que o local de trabalho é uma extensão da nossa casa e isso faz sentido, já que vivemos grande parte do dia em função do trabalho. Manter esse ambiente em ordem ajuda a suavizar as tarefas mais difíceis.

A casa onde moramos é o nosso reino!

Grande ou pequena, luxuosa ou simples, é nela que ficamos à vontade. Em casa descansamos e vivemos com as pessoas que amamos. É verdade que manter a casa dá um trabalhão, mas é nela que nos sentimos protegidos e à vontade.

Talvez você se interesse por:  Reaproveitamento de água da chuva
Como preservar o seu meio ambiente
5 (100%) 2 vote[s]

Envie este artigo para seus amigos!

Add Comment