Comprar Terrenos (lotes) em Condomínio Fechado Vale a Pena?

Todos nós sabemos que investir em imóveis pode ser uma ótima maneira de obter renda. E que comprar um terreno em condomínio fechado no RJ pode ser caro, especialmente para iniciantes. Será que, realmente, o investimento é um bom ponto de entrada para o investidor?

Conheça alguns prós e contras desse tipo de investimento

Você deve comprar um condomínio como uma propriedade de investimento?

Isso depende de algumas coisas, como qualquer investimento imobiliário. As mais importantes são a localização da propriedade e as finanças. Não importa o que aconteça, a localização do condomínio deve ser desejável com um conjunto qualificado de inquilinos.

Além disso, o retorno do investimento (ROI) da propriedade específica precisa estar em sincronia com os seus objetivos de investimento. E se você está preocupado com problemas de gerenciamento incorreto de propriedades, pode usar serviços que simplifiquem as tarefas de gerenciamento de propriedades.

Menos manutenção para se preocupar

Um dos maiores benefícios em investir em lotes de condomínio fechado é que outras pessoas fazem a manutenção externa da propriedade para você. Nem você nem seu inquilino têm a responsabilidade de remover a sujeira ou aparar a grama, por exemplo.

Como proprietário de um terreno em condomínio, você não precisa fazer um orçamento para grandes despesas, como substituir a cerca elétrica em volta da sua casa.

Você possui o espaço dentro do condomínio, mas não a estrutura externa do edifício. Portanto, você só precisa se preocupar com a manutenção dos aparelhos e sistemas contidos em sua unidade.

A associação do condomínio cuida das despesas e do incômodo de manutenção do entorno dos terrenos no RJ. Mas não existe, porém, uma regra rígida e rápida de condomínios.

Talvez você se interesse por:  Marcenaria: proporções dos móveis nos ambientes

Cada associação decide o que a associação de condomínio é responsável e pelo que os proprietários são responsáveis. Portanto, leia os documentos do condomínio com atenção antes de comprar um lote dentro dele.

Acessibilidade

Como investimento, geralmente é mais barato comprar um lote em condomínio fechado do que uma casa já pronta ou geminada com características semelhantes. Portanto, você precisa de menos dinheiro do bolso para começar.

No entanto, certifique-se de que o aluguel mensal que você pode cobrar (caso queira construir uma casa para alugar) pode suportar todos os seus custos de propriedade, incluindo a taxa mensal de condomínio. O preço de compra de terrenos é menor porque os compradores de casas levam em consideração essa taxa fixa recorrente de condomínio.

Facilidades

Um grande benefício de morar em condomínio é o acesso a amenidades comunitárias de alta qualidade. Freqüentemente, há uma sala de clube, piscina e sala de ginástica. Essas comodidades são muito atraentes tanto se você quiser morar no local ou alugá-lo para outros.

Propriedades com comodidades atraentes costumam ter alta demanda. Isso pode significar uma rápida rotatividade quando um inquilino se muda, por exemplo. As vagas curtas são as melhores amigas do investidor quando se trata de gerenciar o fluxo de caixa.

Segurança

A maioria dos condomínios tem segurança reforçada. Normalmente, você precisa de uma chave para acessar o prédio antes de chegar à porta da frente de sua unidade.

Talvez você se interesse por:  Marcenaria: proporções dos móveis nos ambientes

Cada unidade está equipada com um intercomunicador que os residentes podem utilizar para autorizar a entrada convidados e visitantes aprovados. Essa segurança adicional faz com que os residentes se sintam mais seguros e afasta as visitas indesejáveis – um recurso atraente que muitos moradores pagam sem problemas para usufruir.

As regras de condomínio podem preservar o valor de sua propriedade de investimento

Normalmente, existem mais regras a seguir como proprietário em uma comunidade de condomínio. Você precisará de permissão da associação do condomínio para fazer alterações em sua unidade, por dentro ou por fora.

Provavelmente, você não pode alterar a cor da porta da frente, por exemplo. Frequentemente, os residentes são proibidos de realizar qualquer atividade comercial a partir de um escritório doméstico.

As regras de condomínio são provavelmente mais rigorosas do que propriedades semelhantes não consideradas um condomínio. Isso ajuda a deter atividades indesejadas que levam à depreciação da propriedade.

As regras e regulamentações do condomínio costumam ser exatamente o que é necessário para manter uma comunidade organizada que beneficia todos os proprietários.

Você poderá ser impedido de cultivar ervas em vasos no quintal, mas você também não terá que se preocupar com o pátio de um vizinho se tornando um depósito de lixo.

Busque investir em lotes em condomínimo fechado em que haja uma taxa modesta de condomínio ou para a associação de proprietários. A associação é boa porque atua como uma força policial que impede os proprietários de negligenciar suas propriedades e desencoraja o mau comportamento dos residentes.

Talvez você se interesse por:  Marcenaria: proporções dos móveis nos ambientes

Isso ajuda a manter os valores da casa e torna a propriedade atraente, o que é importante se no futuro você quiser alugar a sua propriedade ou vendê-la por um valor atrativo.

Vizinhos se comportando mal

Em qualquer comunidade, você tem vizinhos. Você pode ter vizinhos acima, ao lado e abaixo de você. Há uma boa chance em algum ponto de sua propriedade de que você ou seu inquilino acabem recebendo um vizinho que você gostaria que não tivesse se mudado.

Se os vizinhos não são desejáveis ​​para morar ao lado, você pode ter dificuldade em manter seu inquilino feliz. Isso pode resultar em vagas acima do desejado e rotatividade constante de inquilinos.

E, como proprietário, você provavelmente terá que lidar pessoalmente com as queixas de seus vizinhos, o que pode ser frustrante e demorado. Nem todos os proprietários são responsáveis ​​e atenciosos.

Aumento as taxas de condomínio e / ou avaliações especiais

Outro ponto negativo de se investir em lotes em condomínio fechado é que as taxas de condomínio geralmente aumentam a cada poucos anos com o custo da inflação. Além das taxas mensais, você pode ser atingido por uma cara “avaliação especial” única.

Uma avaliação é uma taxa adicional cobrada de cada proprietário para um projeto especial, como a repavimentação do estacionamento. Se você não fizer um orçamento para aumentar as taxas, poderá chegar a uma posição em que não poderá pagar as taxas de condomínio ou avaliações especiais.

Siga-nos nas redes sociais se gostou do artigo para mais conteúdos como esse!

Envie este artigo para seus amigos!

Add Comment