Estudar é o caminho para crescer profissionalmente. Conhecer bem a empresa em que trabalha, suas regras, os concorrentes e os clientes, ajuda muito. Mas existem os aspectos emocionais, que também são importantes para a carreira. Por exemplo: um bom profissional deve ser honesto, aceitar críticas, comunicar dúvidas e buscar aprender com seus erros. Ou seja, é preciso que se tenha um bom controle emocional.

Controle emocional no ambiente de trabalho

Para desenvolver essas habilidades – de controle emocional – é preciso conhecer bem a si mesmo. Você acha que se conhece bem?

Reflita sobre estas perguntas:

  • Existe alguma coisa que o faz “perder a cabeça”?
  • Alguma vez, num momento de raiva, você disse coisas que magoaram uma pessoa querida e depois se arrependeu?
  • Alguma vez, você se sentiu como “um bobo” numa determinada situação?
  • Como você reage quando alguém lhe faz uma pergunta que não sabe responder?

Essas são situações difíceis que a vida nos apresenta. Quem se conhece bem sabe escapar dessas armadilhas como um jogador de futebol que dribla os adversários. O primeiro passo para se conhecer melhor é refletir sobre o seu comportamento em casa, com a família e com os amigos.

Aí vão algumas dicas e práticas para atingir esse autoconhecimento:

  • Pensar antes de agir.
  • Não julgar os outros.
  • Não procurar desculpas se for repreendido, mas tentar enxergar o que poderia ter feito melhor.

O autoconhecimento nos ajuda a perceber melhor o outro.

Essas mesmas práticas devem continuar sendo feitas quando você estiver trabalhando em uma empresa. Além de muitas outras que o convívio profissional exige.

Um exemplo

Esteja sempre atento e observe o que o seu chefe ou colega podem estar expressando, mesmo sem palavras. Eles parecem ocupados? Estão irritados? Precisam de ajuda?
Então anote: a capacidade de entender as necessidades dos outros é uma competência muito valiosa.

Outras competências importantes do controle emocional

Motivação. Procure fazer o seu trabalho de forma prazerosa. Algumas atividades são mais agradáveis que outras, mas todas fazem parte do seu trabalho e devem ser realizadas com a mesma dedicação.

Compreensão. Devemos cultivar a capacidade de compreender o outro. Podemos até não concordar com o que uma pessoa diz ou faz, mas é sempre bom tentar enxergar o ponto de vista da outra pessoa. Isso facilita a comunicação.

Sociabilidade. A capacidade de convivência nos ajuda a trabalhar em harmonia com os outros. O trabalho em equipe é muito valorizado nas empresas, e essa competência é uma das mais importantes.

Discrição. Ser discreto significa não alimentar fofocas e não passar adiante informações que não sirvam para a empresa.

Gentileza. Todos devem ser tratados de forma adequada. Se for necessário, use “senhor” e “senhora”. Outro aspecto importante é a voz, considerada um indicador de temperamento. Não se pode falar tão baixo a ponto de não ser bem ouvido, nem tão alto a ponto de atrapalhar o serviço dos que estão por perto. Sem o controle deste recurso, podemos passar um tom mais agressivo, o que não é nada recomendável. Se nos excedemos no tom da voz – mesmo quando temos razão –, podemos prejudicar o diálogo e transformar uma simples conversa em discussão.

Organização. Deixar as tarefas se acumularem e tentar resolvê-las na última hora é um erro grave. Quem faz isso em casa geralmente age do mesmo modo no trabalho. Comece a treinar em casa. Organize sua agenda, suas tarefas e seus papéis.

Lembre-se!

Criar um método para desenvolver bem o seu trabalho ajuda bastante.
Comece perguntando a si mesmo: o que é mais importante e deve ser feito primeiro? Se tiver dúvidas, pergunte ao seu chefe.

Iniciativa. Quem tem essa capacidade, em geral, consegue enfrentar bem os problemas e as dificuldades do cotidiano.

Atenção. Saber ouvir é uma qualidade que nos leva a prestar atenção ao que estão dizendo com interesse verdadeiro. Muitas vezes, estamos ocupados ou com o pensamento em outra coisa. Quando isso acontece, demonstramos desinteresse pelo que os outros dizem. Agindo assim, passamos a ideia de distração, arrogância e impaciência.

Boa vontade. Há situações em que vale a pena demonstrar que você é uma pessoa prestativa, interessada em ajudar, principalmente quando surgem tarefas de última hora ou quando os colegas estão mais atarefados.

Informação. Ler jornais e manter-se atualizado quanto aos acontecimentos do país e do mundo são indicadores de que você está preparado para novos desafios.