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Controle de estoque de almoxarifado: conceito geral

O tipo de material que a empresa mantém no estoque é determinado pelo ramo de atividade da empresa. Esses materiais são também chamados de insumos.

Cada atividade tem um tipo de insumo específico, como veremos a seguir. Na indústria, por exemplo, os itens mais comuns do estoque são as matérias-primas para fabricação dos produtos e as peças de manutenção das máquinas.


Assim, numa fábrica de móveis, vamos encontrar no estoque: pranchas e toras de madeira, tubos e chapas de ferro, pregos, parafusos, cola; madeiras cortadas e torneadas, assim como peças de ferro já trabalhadas para compor os móveis que serão fabricados; móveis prontos (que são a mercadoria a ser vendida).

Controle de estoque de almoxarifado

Além desses itens, no estoque da empresa deve haver também as ferramentas e os utensílios utilizados na produção, tais como lixas, serras de arco, serras planas, furadeiras, pincéis, tintas, pistola para aplicação de verniz etc.

Já no comércio, os tipos de estoque mais comuns são os de produtos e embalagens.

Em um supermercado, por exemplo, o estoque contém todas as mercadorias que são vendidas na loja, além dos sacos plásticos para embalar as compras e do material de consumo para o funcionamento do negócio. No caso de estoques de alimentos, existem muitas regras próprias para o correto armazenamento dos produtos perecíveis, como os alimentos que devem ser mantidos sob refrigeração e que se tiverem problemas de armazenagem podem se deteriorar e colocar em risco a saúde do consumidor.

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Para esse tipo de estoque, existe uma série de exigências da Vigilância Sanitária. Procure conhecê-las, caso você vá trabalhar com esse tipo de produto.

Nas empresas de serviços, o estoque guarda os materiais utilizados no atendimento ao cliente e na execução do serviço.

O estoque de um salão de cabeleireiros, por exemplo, é composto de xampus, tintas, lixas de unha, acetona e demais produtos necessários à realização do serviço. Já um hotel mantém no almoxarifado produtos de limpeza, roupas de cama, toalhas, artigos de higiene, bebidas e itens do frigobar. Além disso, mantém um estoque de alimentos para o café da manhã servido aos hóspedes e para o almoço, caso o hotel ofereça esse tipo de serviço.

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Um Comentário

  1. João Carlos de Oliveira Lima 15 de abril de 2016

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