Login

Limpeza e desentupimento de ralos e sifões

Todos os ralos (banheiro, cozinha, área de serviço, varanda, terraço etc.) possuem um sistema de proteção que evita que detritos maiores caiam em seu interior. Essa proteção é feita por grelhas de metal ou plástico e por uma peça chamada sifão.

Mesmo assim, pode ser que um ralo sifonado venha a entupir com fios de cabelos, resíduos de sabonete, grampos e outros pequenos objetos que caem nos ralos da pia ou do chuveiro, por exemplo.


Outra informação importante é que na maioria das tubulações de saída de água (pias e ralos) existe sempre um sifão de PVC ou metal para impedir o entupimento da tubulação.

Material necessário

  1. Par de luvas de borracha, desentupidor de borracha, balde, arame flexível, luvas, soda cáustica, saco de lixo.

Desentupimento de ralo

  1. Coloque a borracha do desentupidor diretamente sobre o ralo (da pia, do boxe do banheiro, da banheira etc.) e abra a torneira deixando a água cobrir a borracha do desentupidor. Segure pelo cabo e bombeie de baixo e para cima.
  2. Retire o desentupidor e observe se a água escoa normalmente. Se ainda demora para escorrer, insista mais um pouco no bombeamento para tentar liberar a sujeira restante. Atenção: não coloque muita força, pois pode prejudicar as juntas do encanamento.
  3. Se continuar difícil para a água escoar, jogue um pouco de soda cáustica no ralo e espere. Repita a operação do bombeamento com o desentupidor.
  4. Persistindo a dificuldade de escoamento da água, será preciso limpar o sifão.
Talvez você se interesse por:  Como cuidar das plantas e do jardim

Limpeza de sifão

limpeza-de-sifaoSe o problema do entupimento não foi resolvido, o próximo passo é limpar o sifão (no caso de pias, lavatórios e tanques).Existem vários tipos de sifão, de metal ou de plástico, em forma de “U”, de cotovelo etc. Iniciar colocando um balde ou uma bacia embaixo do sifão, para conter a água que fica ali acumulada.

  1. Sifão em forma de “U”: retire o sifão, soltando as braçadeiras das duas extremidades. Limpe o sifão e o cano usando um arame flexível, com uma bucha na ponta. Remexa o cano e retire toda a sujeira. Cuidado para não danificar as peças de plástico. Quando perceber que o encanamento está livre, recoloque o sifão, atarrachando as braçadeiras. Verifique se a água escoa normalmente e se não apresenta vazamento.
  2. Sifão em forma de cotovelo: este sifão tem uma espécie de copo no fundo (A), onde fica a sujeira. Desatarrache este copo e limpe-o. Limpar também o cano e, em seguida, recoloque o copo. Se for preciso, utilize fita de vedação para preencher eventuais falhas na rosca e ter maior vedação. Verificar se a água escorre normalmente e se não há vazamento.

Limpeza de ralos

Boxe do banheiro, área de serviço, varanda e terraço são alguns dos ambientes da casa que possuem ralos. Geralmente, o que entope com maior frequência é o do boxe do banheiro, mas todos devem ser limpos regularmente.

  1. Use luvas de borracha, remova a grelha, retire os resíduos e jogue no saco de lixo. No ralo sifonado, existe um tampão sobre o sifão (B). Caso haja necessidade de retirá-lo para a limpeza, não esqueça de colocá-lo novamente – sem ele, o mau cheiro do esgoto sobe e entra no ambiente. Jogue água e observe se o escoamento está livre.
  2. Se o problema persistir, o próximo passo é a aplicação de algum produto desentupidor, como soda cáustica. Retire a água parada no ralo e adicione a quantidade recomendada do produto, conforme o diâmetro do ralo. Mas cuidado: como os produtos são tóxicos, as instruções da embalagem devem ser seguidas rigorosamente. O uso de luvas é obrigatório. Se o entupimento continuar, recomenda-se chamar um técnico especializado para resolver o problema.
Talvez você se interesse por:  Limpeza da caixa de gordura

Atenção!

O uso de luvas é obrigatório para desentupir ou limpar os ralos, pois as mãos entram em contato com a sujeira e, às vezes, com produtos tóxicos.

Envie este artigo para seus amigos!

Add Comment