Login

Gesseiro e o Uso do Gesso na Construção Civil

Gesseiro é o profissional que trabalha com o gesso, material do qual podem ser feitos revestimentos e forros, além de acabamentos e ornamentações, como molduras e sancas.

Gesseiro e o uso do gesso na construção civil

O gesseiro entra na obra normalmente na etapa de revestimentos e acabamentos.


Com o gesso pode-se também construir paredes, chamadas comumente de drywall, que podem substituir as paredes internas de alvenaria. Numa obra feita com drywall o gesseiro entra na etapa de vedações, permanecendo nas etapas seguintes, até o acabamento final.

O gesso é ainda um material que se presta muito bem para fazer reparos, como fechamentos de furos e arremates de paredes e tetos internos, o que torna seu uso importante para manutenção e reparos de construções em geral.

As tecnologias que utilizam o gesso são ainda relativamente novas no país e não são muito comuns em algumas regiões, principalmente no interior dos estados. Entretanto, seu uso vem crescendo bastante, fazendo com que hoje seja necessário seu aprendizado.

São também tecnologias mais modernas e industrializadas pois, diferentemente das técnicas convencionais, usam componentes pré fabricados, isto é, fabricados fora do canteiro de obras e depois montados na obra, como será visto na série desta ocupação.

O futuro da construção civil aponta para o uso cada vez maior dessas tecnologias, o que deverá fazer com que cresça o mercado de trabalho para esse tipo de profissional.

Talvez você se interesse por:  Gesso na Parede: Como Fazer Revestimentos com Gesso

Na série que se segue, sobre o gesseiro, será abordado tanto o material que este profissional utiliza – gesso – como também sua utilização em revestimentos e placas pré fabricadas para forros e paredes.

As ferramentas do gesseiro

Ferramentas do gesseiro

Gesseiro e o Uso do Gesso na Construção Civil
5 (100%) 1 vote

Envie este artigo para seus amigos!

Add Comment