Login

Gesso na Parede: Como Fazer Revestimentos com Gesso

O revestimento com gesso – aplicar gesso na parede – tem sido muito usado em paredes e tetos em alvenaria ou concreto. O revestimento com gesso pode ser feito em pasta (gesso mais água), também chamada de gesso liso, ou em argamassa (gesso + calcário em pó + cal e outros produtos químicos). O mais comumente usado e considerado vantajoso em termos de custo e rapidez na execução é o gesso liso.

Gesso na parede, como aplicar?

Quanto à forma de aplicação o gesso pode ser aplicado desempenado ou sarrafeado.

O gesso desempenado, embora mais fácil de executar, acompanha as irregularidades da parede ou do teto, podendo resultar numa pior qualidade no acabamento, se a parede ou teto estiver muito irregular. O gesso sarrafeado pode ser feito em espessuras maiores, escondendo as irregularidades da parede ou teto e dando uma melhor qualidade do acabamento final.

Há ainda o gesso projetado, mas é de pouca utilização. Veremos a seguir como são feitos os revestimentos em gesso liso, desempenado e sarrafeado.

Aplicação de gesso na parede e teto

Preparação

Deve ser deixado prazo de no mínimo 30 dias após a execução da parede ou teto para aplicar o revestimento com gesso. Se houver emboço aplicado, o mesmo prazo deve ser obedecido. É importante remover sujeiras, incrustações, pregos ou outros objetos eventualmente existentes, que possam prejudicar as aplicações do revestimento com gesso.

Talvez você se interesse por:  Construção otimizada: redução de tempo e economia com construção a seco

Conferir o prumo e a planeza da parede. Lembre-se que o ideal para aplicações do gesso é uma espessura em torno de 0,5cm. Caso existam imperfeições ou irregularidades maiores, corrigir com aplicações de argamassa convencional (chapisco + emboço). As superfícies de concreto (lajes, vigas e pilares) deve ser previamente chapiscadas para receber o gesso.

Mistura

O gesso é normalmente fornecido em sacos de 40kg, que deve ser misturado com água, numa proporção de 36 a 40 litros de água para cada saco.

Coloca-se a água numa caixa e polvilha-se o gesso até que esteja completamente submerso. Mistura-se bem para obter uma pasta homogênea e sem grumos (caroços).

Aplicação

Gesso liso desempenado

A área deve ser previamente molhada. A aplicação deve ser iniciada pelo teto, aplicando-se a pasta com uma desempenadeira de PVC, em movimentos de vai-e-vem. Depois do teto aplica-se a pasta nas paredes (metade superior, aproveitando os andaimes) em movimentos de baixo para cima. Veja a imagem a seguir:

 

Preparando a parede para receber o gesso

Molhando a parede e polvilhando o gesso para fazer a mistura

A espessura da camada deve ser de 1 a 3mm e sua espessura deve ser controlada, utilizando-se como referência as faces de batentes e contra marcos de janelas. Pode-se também usar pequenas taliscas de madeira para isso.

Aplicação de gesso na parede
Aplica-se nova camada, agora em sentido cruzado em relação à primeira. Retira-se os excessos com uma régua de alumínio, conferindo-se a espessura conforme as referências utilizadas. Desempena-se bem, principalmente os cantos, procurando tirar ondulações e falhas, usando desempenadeira de aço. Em seguida aplica-se uma última camada para corrigir falhas e atingir a espessura desejada. Faz-se um último e cuidadoso desempeno final, fazendo alguma pressão sobre a camada, tirando-se todas as imperfeições, devendo-se obter uma superfície lisa e regular.
Talvez você se interesse por:  Motivos para investir no Stell Frame

Aplicando gesso na parede e teto
Depois de terminado o teto e a metade superior da parede remove-se os andaimes e aplica-se o gesso na parte inferior da parede. Ao final, faz-se a limpeza completa do local.

Gesso liso sarrafeado

Faz-se o taliscamento e as mestras e preenche-se com a pasta de gesso o interior das mestras, retirando-se o excesso com régua de alumínio. Por fim faz-se o acabamento final de forma semelhante ao mostrado para o gesso liso desempenado veja a foto:

Gesso liso sarrafeado
Gesso na Parede: Como Fazer Revestimentos com Gesso
4.5 (90%) 2 votes

Envie este artigo para seus amigos!

9 Comentários

  1. Reginaldo Seron 26 de fevereiro de 2017
  2. Tatiana 28 de dezembro de 2016
  3. Lucely 24 de novembro de 2016
  4. Adriano João da Silva 24 de julho de 2016
  5. Fabio 10 de julho de 2015
  6. adrianí 1 de maio de 2015
  7. 10 minutos e meio segundo 15 de setembro de 2013
  8. Helio Rocha 12 de setembro de 2013

Add Comment