Guia Completo (Passo a Passo) Sobre Locação de Obra

Locação de obra passo a passo

Locar ou marcar a obra é uma das etapas de maior importância na construção. Ela consiste em medir e assinalar no terreno a posição dos furos ou valas de fundações, paredes, colunas e outros detalhes, tudo de acordo com o projeto.


Se a locação da obra for feita com erros de medidas, esquadro, etc., a mesma terá prejuízos em função do aumento de materiais empregados (pois as dimensões do projeto são alteradas, aumentando assim o desperdício de materiais), e do tempo gasto para construir novamente ou seja refazer o que já foi construído. Trata-se então de uma das etapas mais importantes de uma obra e que merece atenção especial quando se está realizando.

A locação de obra em pequenas construções necessita das seguintes ferramentas e materiais:

  • Trena metálica ou de fibra
  • Escala
  • Mangueira de nível
  • Esquadro
  • Prumo de centro
  • Linha de pedreiro
  • Martelo
  • Marreta
  • Facão
  • Barbante
  • Piquetes ou estacas de madeira
  • Ripões
  • Pregos
  • Plantas

Para iniciar a locação é necessário que o terreno esteja limpo sem a presença de lixo, raizes ou entulhos, materiais de construção, etc..

Devem ser identificadas as estacas ou outros marcos do terreno, que sejam até mesmo de uma construção vizinha, uma rua, etc. para que se tenha uma referência do lote e se estabeleça um alinhamento (lado do terreno).

Referência do lote no terreno

Locação de obra

Fixa-se uma linha nas estacas desse alinhamento (que é o primeiro levantado em campo) e se obtém o alinhamento fixo. Loca-se o segundo alinhamento do terreno (alinhamento móvel) utilizando o procedimento do esquadro: amarra-se um pedaço de barbante no alinhamento fixo a 60cm a partir do cruzamento com o móvel, amarra-se também no alinhamento móvel um pedaço de barbante a 80cm do mesmo modo (a partir do cruzamento das linhas). Estica-se uma trena ou escala com o zero da mesma partindo do ponto onde está o barbante do alinhamento fixo até o comprimento de 1 metro (100 centímetro) e movimenta-se o ponto do alinhamento móvel até coincidir com a medida de 1 metro da trena. Crava-se uma estaca e estabelece-se assim o segundo alinhamento (segundo lado do terreno). Os demais lados ou seja os outros dois restantes são obtidos das mesma forma sendo que o alinhamento móvel anterior passa a ser o alinhamento fixo.

Saiba mais  Como Calcular Material de Construção

Locação dos alinhamentos (lados do terreno)

Locação de obra

Esquadro

Depois de marcados todos os lados do terreno deve-se medir os lado opostos do terreno e compará-los. Se as medidas não forem iguais existe erro de esquadro em algum alinhamento. É necessário então verificar as operações em todos os alinhamentos.

Locação de obra

Obtida a marcação dos alinhamentos do terreno, inicia-se a montagem do gabarito que pode ser em tábua corrida (contínuo) ou em cavaletes.

Gabarito com cavaletes

Locação de obra

Gabarito contínuo

Locação de obra

Em função da leitura da planta baixa, obtém-se as medidas dos recuos ou afastamentos dos limites do lote até as paredes externas. Marcam-se os pontos desses recuos nos alinhamentos do terreno fixando para isto pedaços de barbantes.

Locação de obra

Estendem-se linhas passando pelos pontos marcados e cravam-se estacas aprumadas afastadas de 50cm dessas linhas. Estabelece-se assim o primeiro lado do gabarito.

Armação do gabarito

Locação de obra

Fixa-se um ripão nas estacas do lado estabelecido nivelando-o a no mínimo 20cm do ponto mais alto do terreno.
As estacas intermediárias devem estar alinhadas com as das extremidades. Repete-se o mesmo procedimento para a armação dos outros lados fechando-se o gabarito.

Locação de obra

Sobre os ripões do gabarito pronto, faz-se a marcação das faces das paredes:
Estendem-se as linhas de marcação dos recuos passando pelos seus pontos (linha de marcação de uma parede externa) marcados nos alinhamentos do terreno. Transporta-se para o ripão do gabarito (através do prumo de centro).

Locação de obra

Gabarito  completo

Locação de obra

Marcação das faces das paredes no gabaritos

Locação de obra

5 Comentários

  1. Ailton Silva Almeida Júnior 17 de janeiro de 2017
  2. Oswaldo 6 de dezembro de 2016
  3. Luiz Rodrigues 25 de novembro de 2016
  4. Jorge José Bonifácio JORGE JOSÉ BONIFÁCIO 8 de junho de 2016
  5. Bruce Magnani 14 de abril de 2016

Add Comment