Login

Identificação de madeiras: nomenclatura técnica e comercial

A identificação de madeiras por práticas populares é realizada, levando em conta somente as características sensoriais. Por serem variáveis e também devido às semelhanças das mesmas em diferentes madeiras, essas características, em muitos casos, não levam à identificação correta da madeira.

O nome popular das madeiras é um dos itens importantes na sua comercialização. A utilização de vários nomes para uma dada madeira, como a existência de várias madeiras sendo comercializadas sob um mesmo nome, têm contribuído, ao lado de outros fatores, de forma negativa para uma utilização mais intensa das madeiras amazônicas.


Usos da madeira na construção civil

Construção civil pesada interna

Peças de madeira serrada na forma de vigas, caibros, pranchas e tábuas utilizadas em estruturas de cobertura, onde tradicionalmente era empregada a madeira de peroba-rosa (Aspidosperma polyneuron).

madeira-na-contrucao-civil-pesada-interna

Construção civil leve externa e leve interna estrutural

Peças de madeira serrada na forma de tábuas e pontaletes empregados em usos temporários (andaimes, escoramento e fôrmas para concreto) e as ripas e caibros utilizados em partes secundárias de estruturas de cobertura. A madeira de pinho-do-Paraná (Araucaria angustifolia) foi a mais utilizada, durante décadas, neste grupo.

madeira-civil-leve-externa-e-leve-interna-estrutural

Construção civil leve interna, decorativa

Peças de madeira serrada e beneficiada, como forros, painéis, lambris e guarnições, onde a madeira apresenta cor e desenhos considerados decorativos.

A referência é a madeira de imbuia (Ocotea porosa).

madeira-na-construcao-civil-leve-interna-decorativa

Construção civil leve interna e de utilidade geral

Peças de madeira serrada e beneficiada, como forros, painéis, lambris e guarnições, onde o aspecto decorativo da madeira não é fator limitante. A referência é a madeira de pinho-do-Paraná (Araucaria angustifolia).

Talvez você se interesse por:  Fatores [naturais] que influenciam nas características das madeiras

madeira-na-construcao-civil-leve-interna-e-de-utilidade-geral

Construção civil leve em esquadrias

Abrange as peças de madeira serrada e beneficiada, como portas, venezianas, caixilhos. A referência é a madeira de pinho-do-Paraná (Araucaria angustifolia).

madeira-na-construcao-civil-leve-em-esquadrias

Construção civil: assoalhos domésticos

Compreende os diversos tipos de peças de madeira serrada e beneficiada, usada em pisos (tábuas corridas, tacos, tacões e parquetes). A madeira de referência é a peroba-rosa (Aspidosperma polyneuron).

madeira-usada-na-construcao-civil-assoalhos-domesticos


Envie este artigo para seus amigos!

Add Comment