Login

A importância da manutenção do sistema hidráulico


“Água é vida”. Quem nunca ouviu essa frase? O planeta Terra é composto por cerca de 70% de água. Da quantidade de água existente em nosso planeta, 97% são de água salgada e 2% estão concentrados nas geleiras dos pólos, restando somente 1% para utilização humana.

Para que esse 1% possa chegar limpo e potável nas torneiras das nossas casas e ser consumido pelas pessoas, ele precisa passar por várias fases nas estações de tratamento. A água do rio ou da represa é puxada para as estações, onde sofre tranquilização, floculação, decantação, filtração, clarificação, desinfecção (com cloro) e fluoretação (adição de flúor). Só depois de tratada, a água é distribuída por meio de tubulações e, finalmente, chega as nossas casas.

Como todo sistema, o hidráulico também é composto por várias partes. Caixa d’água, para armazenar, encanamentos para distribuir e torneiras, chuveiros e etc. para a saída de água que será consumida. Para que essa distribuição aconteça corretamente, todos os componentes hidráulicos da casa devem estar sempre em perfeitas condições, o que previne vazamentos e contaminações tanto nas tubulações quanto na caixa-d’água.


Saiba mais  Passo a passo: Aprenda como soldar tubos de cobre

Vazamentos causam grandes problemas numa casa, principalmente nas tubulações internas (dentro das paredes e não visíveis) que dificultam a localização do ponto exato do problema.

Todos nós devemos estar atentos para os sinais de vazamentos como: paredes úmidas, goteiras, manchas em pisos e etc.

É bom lembrar que retirar vazamentos não é função para curiosos, e se você não souber com certeza o que fazer, deve solicitar os serviços de um especialista.

A importância da manutenção do sistema hidráulico
5 (100%) 6 votes

Add Comment