Login

Serviços domésticos, limpeza de eletrodomésticos

Limpeza de eletrodomésticos

Limpeza de cafeteira elétrica – Antes de começar a limpar, desligue o plugue da tomada. Jamais coloque o aparelho sob a água. A parte plástica externa deve ser limpa somente com pano úmido. Caso esteja muito suja, utilize esponja macia umedecida em solução de água e sabão ou detergente neutro. Já o porta-filtro e jarra (depois de frios) devem ser lavados abundantemente com água e detergente.

Limpeza de exaustor – Utilize uma esponja molhada em solução de água morna e sabão ou detergente neutro para limpar a parte externa. Se estiver muito engordurado, utilize produto desengordurante de acordo com o tipo de material de que é feito (aço, inox, alumínio, ferro esmaltado ou plástico rígido). A parte de baixo (tela que prende o filtro) aspira a gordura e os odores e deve ser desmontada para uma correta limpeza com escova, sabão e desengordurantes. Quando perceber que o filtro está ficando sujo, escreva na lista para que os donos da casa providenciem a compra de um novo, que será trocado na próxima faxina.


Limpeza de eletrodomésticos

Limpeza de fogão – O primeiro cuidado é checar se o fogão está quente. Se estiver, não passe água para esfriar, pois a mudança brusca de temperatura racha o esmalte (pintura) e causa ferrugem. Com o fogão frio, retire as grelhas (grades de ferro) e os tampos dos queimadores para serem lavados. Todo o fogão e suas peças devem ser lavados com esponja macia, água morna e sabão. Nada de saponáceo e esponja abrasiva, pois arranham o material. Se estiver muito sujo, deixe um pouco de molho, mas com muito cuidado para não cair água nos queimadores. Na parte externa poderão ser utilizadas esponja macia e saponáceo líquido diluído em água, para não manchar.

Talvez você se interesse por:  Medidas [PRÁTICAS] para se prevenir e evitar acidentes domésticos

Limpeza de forno elétrico – Nunca molhe o aparelho. Retire sempre o plugue da tomada antes de iniciar a limpeza, que deve ser feita com ele completamente frio. Retire a bandeja coletora e a grelha para lavar com esponja, água e sabão ou detergente. Não utilize palha de aço ou outros produtos abrasivos. Em caso de sujeira ou resíduos no vidro e nas paredes internas, use um pano macio com água e sabão neutro. Depois, passe um pano seco ou papel toalha.

Limpeza de forno de microondas – Desligue o aparelho da tomada. Retire o prato para ser lavado. Limpe as partes interna e externa com um pano umedecido em água morna e sabão neutro. Em seguida, para evitar mofo e odores desagradáveis, passe um pano umedecido com um pouquinho de vinagre. Seque completamente com um pano limpo ou papel toalha para evitar ferrugem. O prato, limpo e seco, deve ser reposto no lugar.

Limpeza de geladeira – Antes de mais nada ela deve estar descongelada. Logo no início do dia, desligue o aparelho da tomada. Enquanto se faz a limpeza na casa, a geladeira vai descongelando. Quando estiver descongelada, retire todos os alimentos e verifique se estão em condições de consumo. Mostre para o dono da casa o que estiver com mau cheiro ou com prazo de validade vencido e peça autorização para jogar no lixo. Comece pelo congelador, retirando com a mão o gelo que ainda estiver preso. Nunca utilize faca ou outros instrumentos para soltar o gelo, porque podem perfurar o aparelho. Limpe somente com pano, deixando o congelador completamente seco. Na parte interna inferior, comece pelas prateleiras de cima até chegar na última, utilizando pano umedecido em água e sabão neutro. Não utilize detergentes ou produtos à base de amoníaco, porque deixam cheiro. As gavetas devem ser retiradas e lavadas com água e sabão neutro, e postas no lugar completamente secas. Na parte externa, use esponja macia com água e sabão neutro. Capriche a limpeza no lugar onde a mão é apoiada para abrir o aparelho.

Talvez você se interesse por:  Técnicas de limpeza de janelas, vidros e vidraças [limpa fácil]

As geladeiras mais modernas não precisam ser descongeladas e a limpeza torna-se mais simples. Qualquer dúvida, fale com o dono da casa.

Envie este artigo para seus amigos!

Um Comentário

  1. Juliana Alves 25 de outubro de 2016

Add Comment