Login

Limpeza: aprenda a limpar portas de diversos materiais

O movimento de entrada e saída de pessoas faz com que as portas sempre precisem de limpeza. Marcas de dedos perto da maçaneta, poeira acumulada nos desenhos das portas e manchas nos vidros são alguns dos problemas que a faxina remove.

Há portas de diversos materiais.

Veja como fazer a limpeza de cada tipo de porta:

Aprenda a fazer limpeza de portasFerro pintada ou de alumínio – Utilize esponja macia ou pano molhado em solução de água e detergente neutro. Seque com um pano limpo e macio. Não use, em hipótese alguma, detergentes, saponáceos, esponjas de aço ou material áspero, lixas, abrasivos, produtos ácidos ou alcalinos, produtos derivados de petróleo (gasolina, solventes, querosene, lubrificantes).

Madeira envernizada – Retire o pó com uma flanela seca ou pano limpo e macio, levemente umedecido em água limpa. Aplique lustra-móveis comum, exceto em acabamentos claros ou metálicos. Não utilize produtos químicos abrasivos, pois podem danificar a porta.

Madeira pintada, texturizada, laqueada ou revestida com melamina (fórmica) – Limpe com pano umedecido em água e sabão neutro. Se estiver muito suja, é necessário usar esponja macia para esfregar as manchas (saponáceo líquido ajuda a tirar as mais difíceis). Não utilize nenhum tipo solvente ou lustra-móveis.

Madeira revestida de pátina – Pátina é um tipo de pintura especial que pode ter várias cores. Para uma correta limpeza e manutenção, retire o pó com uma flanela ou pano macio. Em seguida, com auxílio de um pano macio, espalhe uma fina camada de cera em pasta incolor. Espere secar e passar um pano macio seco e limpo ou uma flanela para retirar o excesso de cera.

Talvez você se interesse por:  Limpeza: como limpar cortinas e persianas

PVC – Use uma esponja macia umedecida em água e sabão neutro. Não passe esponja abrasiva nem saponáceos, pois arranham o material. Se a porta estiver muito suja, use produtos de limpeza líquidos que não contenham amônia, para não manchar. Em seguida, com um pano umedecido somente em água, retire o sabão. Por último, passe um pano limpo e seco.

Vidro (Blindex) – Quando não são limpos corretamente, os vi- dros ficam opacos e com a aparência de sujos. Use somente água, sabão ou detergente neutro ou produtos específicos para a limpeza de vidro. Respingos d’água podem manchar; portanto remova-os, mantendo a porta seca e limpa.

Dicas

  • Use pano que não solte fiapos ou papel do tipo absorvente ou jornal amassado.
  • Faça movimentos verticais de um lado e horizontais do outro lado do vidro. Assim fica mais fácil perceber de que lado os retoques serão necessários.
  • Evite lavar os vidros ao sol, pois o calor faz os produtos secarem rapidamente, deixando marcas.
  • Caso a porta já apresente manchas, passe uma esponja com água quente, em seguida, com vinagre branco. Seque com pano limpo.

Envie este artigo para seus amigos!

Add Comment