Login

Técnicas de limpeza de janelas, vidros e vidraças [limpa fácil]

Muitas vezes o acúmulo de poeira, pó, ou outros materiais impede o bom funcionamento das janelas. Para que isso não ocorra, é preciso que seus trilhos inferiores, superiores e laterais estejam sempre livres de sujeira. É possível limpá-los com uma escova de cerdas macias ou uma escova de dentes usada. Após se certificar de que está tudo seco, para facilitar a remoção da sujeira, é bom usar o aspirador de pó.

Para cada tipo de janela há um tipo de limpeza:

como-limpar-janelas-vidros-vidracasMadeira pintada ou laqueada – Limpe as partes pintadas com auxílio de um pano molhado em solução de água e sabão neutro. Depois passe um pano limpo e seco. Se for possível, passe lustra móvel somente nas partes de madeira.

Madeira envernizada – Passe um pano ligeiramente umedecido para retirar o pó. Nas partes de madeira, com auxílio de uma flanela, passe lustra-móvel.

Alumínio, alumínio pintado ou ferro pintado – Utilize esponja macia ou pano molhado em solução de água e detergente neutro. Seque com um pano limpo e macio. Cuidado: Não use, em hipótese alguma, detergentes, saponáceos, esponjas de aço ou material áspero, lixas, abrasivos, produtos ácidos ou alcalinos, produtos derivados de petróleo (gasolina, solventes, querosene, lubrificantes).

Vidros e vidraças – Com um pano seco, remova o pó dos vidros. Utilize uma esponja macia ou pano junto com uma solução de água e sabão, ou álcool, ou algum produto específico para a limpeza de vidros. Esfregar toda a superfície vigorosamente. Retirar o produto com um pano seco, papel toalha ou jornal velho.

Talvez você se interesse por:  Limpeza: aprenda a limpar diferentes tipos de pisos

Quando houver manchas de tinta nos vidros, use uma esponja um pouco mais resistentes, com água e sabão. Após a remoção da tinta, proceda como descrito anteriormente.

Peitoral – A limpeza deve ser de cima para baixo, como sempre, terminando no peitoral. Observe o material de que é feito o peitoral (madeira, granito, mármore, parede pintada) para utilizar a técnica e os produtos corretos. O maior cuidado é não deixar escorrer os produtos de limpeza pela parede.

Atenção: tenha cuidado ao fazer a limpeza em janelas de vidro situadas em altura perigosa. Nunca suba ou debruce sobre a janela e evite expor o corpo para não correr riscos de queda. Não deixe frascos de produtos no peitoral.

Envie este artigo para seus amigos!

Add Comment