Certo ou Errado? Confira os mitos frequentes e principais em instalações hidráulicas e saiba como evitá-los. O que é verdade é o que é mito? Como fazer uma instalação hidráulica corretamente?

O profissional deve prevenir problemas nas instalações hidráulicas e, desta forma, evitar reclamações de usuários. Segundo Edivaldo Ferreira da Silva, instrutor de hidráulica do Senai Orlando Laviero Ferraiuolo uma das medidas importantes para evitar problemas é saber comprar produtos de primeira linha, que tenham selo NBR, que estabelece os padrões de qualidade do país. Confira os principais mitos e erros que ocorrem no universo da hidráulica e qual é a atitude correta em cada caso.
instalacao-aparente

Evite vazamentos (acabe com o pinga pinga)

corte-tubo-esquadroOs vazamentos causados por má instalação ocorrem porque o profissional pode ter cortado o tubo fora de esquadro. Outro erro durante a instalação que provoca vazamentos acontece no momento da solda. “A maioria das instaladores só colam os tubos, quando na verdade deviam fazer a soldagem a frio de tubos de PVC. A colagem não é resistente e, por isso, qualquer impacto solta a conexão”.

Mitos e Verdades em instalações hidráulicas

Mitos

  • A válvula de descarga é a grande vilã do consumo de água.
  • Quanto maior a bitola, maior a pressão da água.
  • Quanto mais inclinado estiver o tubo de esgoto, menor a possibilidade de entupimento.
  • Não há problema em instalar o vaso sanitário e não parafusá-lo, basta rejuntar.

Verdades

  • O que gera maior consumo de água é a sifonagem mal dimensionada do vaso sanitário.
  • Quanto maior é a bitola, maior é a vazão de água (volume). A pressão tem a ver com a altura e distância entre reservatório de água e pontos de abastecimento.
  • As pessoas acreditam neste mito e instalam o tubo em pé. O que acontece depois é que ao dar a descarga, a água corre e a massa fecal gruda na parede do tubo, causando mais entupimento. O correto é deixar o tubo de esgoto com inclinação suave de 1 a 3% de metro linear. E esta é a orientação da norma NBR 8160 de esgoto.
  • Há pessoas que têm o hábito de subir em cima do vaso para defecar. Se esta louça não estiver parafusada, a louça quebra e ainda pode cortar a virilha do usuário.