Login

Objetos de decoração: dicas de limpeza e preservação

Continuando nossa série sobre limpeza, agora chegou a vez de aprender a limpar objetos de decoração. Esses utensílios que possuem grande valor e importância para a organização de um lar, devem ser limpos com o maior cuidado possível. Afinal de contas, queremos limpar e preservar nossos objetos de decoração.

Acrílico – Lave com sabão neutro e pano (ou esponja macia). Nunca limpe com palha de aço,  não  use  álcool  ou  qualquer  tipo  de solvente. Periodicamente, para dar brilho, aplique  cera  usada  em  automóveis  (não abrasiva) com uma flanela. Depois de seco,
passe outra flanela limpa para remover a cera e dar brilho.


Cerâmica, cristal, louça, porcelana e vidro – Lave com água, detergente ou sabão neutro, utilizando um pano ou esponja macia. Não use nenhum material áspero nem produto abrasivo. Muito cuidado para não bater o objeto em nada, pois qualquer batida pode lascar ou quebrar a peça. Para retirar as manchas escuras do lado de dentro das peças de porcelana, basta esfregar um pano úmido com sal. Mas atenção, só na parte interna.

Dicas de limpeza e conservação de objetos de decoração

Ferro ou cromado – Retire o pó com pano macio ou flanela seca. Depois, passe um pano umedecido em sabão ou detergente neutro e água. Em seguida, seque para evitar ferrugem. Não use produtos ásperos, nem químicos que contenham solvente. Também é importante ter cuidado para não bater o objeto em nada, porque a proteção contra ferrugem pode danificar.

Talvez você se interesse por:  Saúde: acabe com os ácaros na sua casa

Plástico e resina – Limpe com água e sabão neutro, usando um pano ou uma esponja macia. Nunca passe produtos químicos ou abrasivos, pois eles riscam o material.

Prata, cobre e bronze – Limpe com produtos especiais chamados de “polidores de metais”, que podem ser encontrados sob a forma líquida ou em pasta. Esses produtos limpam e recuperam o brilho. Aplique uma camada uniforme com um pano macio ou flanela. Espere secar e passe uma flanela macia para retirar o excesso de produto e dar brilho.

Tapete – O primeiro passo é conhecer o tipo de tapete: persa, de linha, lã, palha, pêlo sintético, couro… Os tapetes persas (os mais caros), por exemplo, são mais delicados e sua limpeza deve seguir orientações especiais do fabricante. Alguns necessitam de mais cuidados que outros; por isso é importante conversar com o dono da casa para combinar a melhor técnica de limpeza.

Para quase todos os tipos, o ideal é passar aspirador com bocal de escova nos dois sentidos (horizontal e vertical), pois a tendência é a poeira se depositar entre as fibras. Após a aspiração, coloque o tapete para arejar do lado avesso, se houver espaço para isso.

Para remover manchas de tapetes, use creme de barbear. Faça uma pequena espuma com o creme e aplique sobre a mancha. Esfregue, muito levemente, com uma escova de cerdas macias ou escova de dentes velha. Em seguida, retire a espuma com pano úmido. Deixe secar sem colocar nada em cima.

Envie este artigo para seus amigos!

Add Comment