Login

Marceneiro: parâmetros para o desenho técnico de marcenaria

O desenho técnico de marcenaria é apresentado em pranchas. Desde o tamanho do papel para essas pranchas e até suas dobraduras devem obedecer normas internacionais cuja função é padronizar a apresentação.

Os tamanhos obedecem a dimensões nas quais a menor de um formato é a maior do formato seguinte, de acordo com a tabela 1, em milímetros.


Tabela desenho técnico de marcenaria

Apresentação do desenho técnico de marcenaria

A legenda, conhecida como carimbo de prancha, deverá estar sempre situada no canto inferior direito do desenho, permitindo que sua leitura seja possível com a folha dobrada. Deverá conter todos os dados para identificação do desenho como título do trabalho, autor, desenhista, escala, tipo de vista, e outros dados considerados importantes.

Convenções para desenho técnico de marcenaria

Escala de desenho técnico de marcenaria

Escala é um artifício que, valendo-se de proporções, permite-nos representar objetos e desenhos de projetos, geralmente em um tamanho menor. Dessa maneira, posso representar uma distância de 1m por 1cm o que corresponde a uma escala de um para cem ou 1:100. Assim, uma habitação de 3m x 4m será representada por um retângulo de 3 x 4 centímetros, que cabe perfeitamente em um papel. Na arquitetura, a escala usada é a de 1:50, onde 2cm correspondem a 1m, resultando desenhos maiores que permitem maior detalhe.

Em marcenaria, utilizam-se escalas maiores como 1:10, 1:5, 1:2. Neste último caso, o tamanho do desenho corresponde à metade do tamanho do objeto. O uso da escala triangular, que já possui marcações correspondentes às diversas escalas, facilita muito o desenho, evitando os cálculos acima referidos, cujo conhecimento, no entanto, é indispensável para o bom desempenho do desenhista.

Talvez você se interesse por:  Lâminas de Madeira para Revestimento (Folheado)

Gabaritos de desenho técnico de marcenaria

Gabaritos são desenhos realizados em escala 1:1, o que significa que o desenho vai ter o mesmo tamanho do objeto. Estes desenhos, modelos em verdadeira grandeza (VG), são geralmente executados em papelão ou algum material semelhante, servem como moldes para marcar os materiais que serão cortados em tamanho real. As laterais de uma cadeira, por exemplo, ou qualquer outra peça com formato não ortogonal, são muito mais fáceis de produzir a partir
de gabaritos.

Modelo de folha para desenho de acordo com as normas técnicas de desenho

Modelo de folha para desenho técnico de marcenaria

Protótipos de marcenaria

Produto fabricado individualmente ou produzido de modo artesanal, segundo as especificações de um projeto para fabricação em série, com o propósito de servir de teste antes da fabricação em escala industrial, ou da comercialização. (Dic. Aurélio). A partir do protótipo pode se verificar a resistência estrutural do móvel, seu nível de conforto, e adequação de determinadas técnicas ou materiais, permitindo avaliar e aperfeiçoar o produto que será fabricado em série para que se torne conveniente tanto para os fabricantes como para o usuário final.

Marceneiro: parâmetros para o desenho técnico de marcenaria
5 (100%) 3 votes

Envie este artigo para seus amigos!

Add Comment