Login

Pavimento intertravado de concreto [permeável]

O pavimento intertravado é uma peça de concreto pré-moldada, que pode variar em formato, tamanho e cor. Essas peças são assentadas sobre uma camada de areia e contidas na lateral, proporcionando o intertravamento entre elas, daí o nome do sistema.

Vantagens do pavimento intertravado

A facilidade de manutenção é uma das vantagens do piso, pois as peças de concreto podem ser retiradas e reaproveitadas para recompor o pavimento, caso o piso precise ser desfeito para abertura de valas de acesso a subsistemas como água, esgoto e gás, sendo necessário apenas areia de rejuntamento, sem quebrar as peças.
Pavimento intertravado de concreto - permeável
Além disso, o piso intertravado, quando de cor clara, favorece a reflexão da luz solar durante o dia e, portanto, gera menor calor, deixando a temperatura do ambiente recoberto pelo piso mais amena e agradável. À noite, essa maior reflexão da luz favorece a visibilidade e pode promover um menor consumo de energia nas áreas de lazer das residências.

Outra vantagem é a rapidez do processo de instalação, já que não há tempo de cura.


Tipos de pavimento intertravado

Existem três tipos básicos de formatos de pavimentos intertravados:

TIPO 1: Constituído por formas retangulares, apresenta facilidade de produção e colocação em obra, além de facilitar a construção de detalhes nos pavimentos. As suas dimensões são, usualmente, 20 cm de comprimento por 10 cm de largura e as suas faces laterais podem ser retas ou poliédricas.

Talvez você se interesse por:  Como Fazer Alicerce de Casas? Aprenda Passo a Passo

TIPO 2: Genericamente, apresenta o formato “I” e somente pode ser montado em fileiras travadas. As suas dimensões são, usualmente, 20 cm de comprimento por 10 cm de largura.

TIPO 3: É um bloco de maior tamanho e maior peso, o processo de montagem é um pouco mais trabalhoso. Suas dimensões são de, pelo menos, 20 x 20 cm.

Cuidados na instalação do pavimento intertravado de concreto

  1. Observe sempre se as peças de concreto a serem utilizadas no pavimento intertravado atendem às especificações da NBR 9781. Essa norma especifica uma resistência mínima de 35 MPa para as peças.
  2. A execução do pavimento intertravado é similar à de qualquer outro tipo de pavimento, com exceção da camada de revestimento.
  3. Para todas as aplicações do pavimento intertravado o mais importante é a execução das contenções laterais e a compactação das camadas de base e adjacentes que, respectivamente, proporcionam o travamento das peças e garantem a estabilidade e funcionalidade do pavimento.
  4. Para o assentamento, o maior cuidado está no alinhamento das peças e no arremate dos cortes quando necessário.

Pavimento intertravado permeável

Outro tipo de pavimento intertravado é o permeável, que permite a infiltração da água na sua superfície e, assim, promove um retardo da chegada da água do terreno ao sistema de drenagem, contribuindo para a diminuição das superfícies impermeabilizantes nas cidades e reduzindo o escoamento superficial.

O revestimento do pavimento intertravado permeável pode ser feito com peças com juntas alongadas ou espaços abertos para passagem da água, que são preenchidos com pedriscos.

Talvez você se interesse por:  Os equipamentos de proteção e as ferramentas do pedreiro

Pode ainda utilizar as peças de concreto poroso, que permitem a passagem de água pela própria peça.

Pavimento intertravado de concreto [permeável]
5 (100%) 1 vote

Envie este artigo para seus amigos!

Add Comment