O pavimento intertravado é uma peça de concreto pré-moldada, que pode variar em formato, tamanho e cor. Essas peças são assentadas sobre uma camada de areia e contidas na lateral, proporcionando o intertravamento entre elas, daí o nome do sistema.

Vantagens do pavimento intertravado

A facilidade de manutenção é uma das vantagens do piso, pois as peças de concreto podem ser retiradas e reaproveitadas para recompor o pavimento, caso o piso precise ser desfeito para abertura de valas de acesso a subsistemas como água, esgoto e gás, sendo necessário apenas areia de rejuntamento, sem quebrar as peças.
Pavimento intertravado de concreto - permeável
Além disso, o piso intertravado, quando de cor clara, favorece a reflexão da luz solar durante o dia e, portanto, gera menor calor, deixando a temperatura do ambiente recoberto pelo piso mais amena e agradável. À noite, essa maior reflexão da luz favorece a visibilidade e pode promover um menor consumo de energia nas áreas de lazer das residências.

Outra vantagem é a rapidez do processo de instalação, já que não há tempo de cura.

Tipos de pavimento intertravado

Existem três tipos básicos de formatos de pavimentos intertravados:

TIPO 1: Constituído por formas retangulares, apresenta facilidade de produção e colocação em obra, além de facilitar a construção de detalhes nos pavimentos. As suas dimensões são, usualmente, 20 cm de comprimento por 10 cm de largura e as suas faces laterais podem ser retas ou poliédricas.

TIPO 2: Genericamente, apresenta o formato “I” e somente pode ser montado em fileiras travadas. As suas dimensões são, usualmente, 20 cm de comprimento por 10 cm de largura.

TIPO 3: É um bloco de maior tamanho e maior peso, o processo de montagem é um pouco mais trabalhoso. Suas dimensões são de, pelo menos, 20 x 20 cm.

Cuidados na instalação do pavimento intertravado de concreto

  1. Observe sempre se as peças de concreto a serem utilizadas no pavimento intertravado atendem às especificações da NBR 9781. Essa norma especifica uma resistência mínima de 35 MPa para as peças.
  2. A execução do pavimento intertravado é similar à de qualquer outro tipo de pavimento, com exceção da camada de revestimento.
  3. Para todas as aplicações do pavimento intertravado o mais importante é a execução das contenções laterais e a compactação das camadas de base e adjacentes que, respectivamente, proporcionam o travamento das peças e garantem a estabilidade e funcionalidade do pavimento.
  4. Para o assentamento, o maior cuidado está no alinhamento das peças e no arremate dos cortes quando necessário.

Pavimento intertravado permeável

Outro tipo de pavimento intertravado é o permeável, que permite a infiltração da água na sua superfície e, assim, promove um retardo da chegada da água do terreno ao sistema de drenagem, contribuindo para a diminuição das superfícies impermeabilizantes nas cidades e reduzindo o escoamento superficial.

O revestimento do pavimento intertravado permeável pode ser feito com peças com juntas alongadas ou espaços abertos para passagem da água, que são preenchidos com pedriscos.

Pode ainda utilizar as peças de concreto poroso, que permitem a passagem de água pela própria peça.