Login

Prática de soldagem 2: Enchimento em passos simples

Enchimento em passos simples

O enchimento de uma chapa ou peça de uma máquina, para maiores espessuras, é uma operação comum de soldagem. Freqüentemente isto é feito na preparação para usinagem. Tal enchimento deve ter a mesma qualidade do metal base.

Lista de material

  • Chapa de aço SAE 1020, espessura 6,35mm x 15cm x 20 a 30cm;
  • Máquina de soldagem CC ou CA;
  • Eletrodos E-6013 ou E 6012/3 mm.

pratica-de-soldagem-2

Procedimentos de execução do arco elétrico

1) Abra um arco e faça um cordão junto e paralelo à borda da chapa, no sentido do comprimento. Observe que, ao final de cada cordão, permanece uma cratera. Elimina-se essa cratera da seguinte maneira: quando o final da área a ser enchida for alcançado, mova o arco em ângulo reto, em relação à linha do cordão e então siga na direção que o próximo cordão ocupará. Faça esse movimento em forma de “gancho” no fim do cordão de tal maneira que este “gancho” seja ligeiramente maior que a largura do cordão.


2) Faça um segundo cordão de tal maneira que se una ao primeiro cordão e à chapa para formar uma superfície regular. Isto pode ser melhor obtido colocando-se o eletrodo em tal posição que a linha de centro do arco incida diretamente sobre a quina do cordão precedente. A Figura mostra o procedimento correto.

pratica-de-soldagem-2-cordao-de-solda

3) Remova a escória dos três primeiros cordões e examine se o trabalho realizado está uniforme. Atente principalmente para pequenas bolsas de escória ou inclusões entre os cordões. Examine também o término dos cordões e verifique se o gancho está no tamanho adequado para assegurar boa aparência.

Pequenas bolsas de escória ou aparência áspera e tosca dos cordões indicam um procedimento inadequado com o arco que deve ser corrigido. Em um enchimento bem executado, cada cordão fundir-se-a com a metade do cordão precedente e a linha de fusão deve ser reta, ao longo de todo o comprimento da solda. Quando usamos esse tipo de eletrodo, a escória não é removida normalmente após cada cordão. Cordões adicionais podem ser feitos nos lados dos cordões iniciais, sem afetar a qualidade, desde que os eletrodos sejam operados na intensidade de corrente adequada.

Cordões em “ganchos” no final para o acabamento

pratica-de-soldagem-2-cordao-de-solda-acabamento

4) Após a chapa receber um enchimento, corte-a pela metade e examine a
seção. Buracos e inclusões de escória indicam procedimento inadequado.

Talvez você se interesse por:  Processos de soldagem: soldagem manual com arco elétrico

5) Continue a fazer esses enchimentos até que todos tenham boa
aparência e não mostrem sinais de buracos ou inclusões na seção cortada.

6) Continue a fazer esse tipo de soldagem até que nenhum buraco ou
escória seja notado na seção cortada.

Prática de soldagem 2: Enchimento em passos simples
5 (100%) 3 votes

Envie este artigo para seus amigos!

Add Comment