Login

Recursos humanos e administração de pessoal

A área de recursos humanos cuida dos funcionários. Esse setor ou área é encarregado de definir e providenciar os benefícios, serviços médicos, programas de treinamento ou de educação corporativa, treinamento e desenvolvimento de pessoal, avaliação de desempenho, remuneração e plano de cargos e salários, ações de valorização do empregado, assistência familiar etc.

Nas empresas de médio e pequeno porte, a área de recursos humanos está integrada aos serviços de administração de pessoal. Além do acompanhamento da vida do funcionário, o setor realiza também as tarefas de controle e organização das rotinas fiscais, previdenciárias e de pagamento de pessoal.


Recursos humanos e administração de pessoal

O auxiliar administrativo pode desempenhar várias tarefas nesse setor, por exemplo, reunir a documentação necessária para a contratação de um novo empregado, entregar formulários para preenchimento, cobrar dados e informações necessários ao setor, acompanhar os procedimentos para a saída ou demissão de funcionários.

No Brasil, a situação do trabalhador é regulada por diversas leis e controles. Além da aposentadoria por tempo de serviço ou por invalidez, existem alguns benefícios que são garantidos por lei, como o auxílio-natalidade, a licença-maternidade, o auxílio-doença e o seguro-desemprego. Outro desses benefícios é o vale-transporte, instituído por lei em dezembro de 1985.

Vale-transporte

O vale-transporte é um grande negócio para o trabalhador que ganha pouco, mora longe e gasta uma grana com as passagens de ida e volta para o emprego. Trata-se de um benefício que o empregador antecipa ao funcionário para ajudá-lo com essa despesa.

Na prática, funciona assim: o empregado custeia um valor até 6% do seu salário para a compra dos vales-transporte. A diferença entre o valor do desconto e o gasto com as passagens é assumida pela empresa, que é obrigada por lei a cumprir esse dever. O vale-transporte, entretanto, é opcional. Se o empregado quiser esse benefício, o desconto é feito na folha de pagamento.

Vale dizer que na maior parte do país, o vale-transporte foi substituído por um cartão eletrônico com os mesmos padrões de funcionamento do vale-transporte convencional.

Todos os procedimentos relativos à administração de pessoal têm prazos internos, estabelecidos pela empresa, ou externos, previstos por lei. Os prazos externos estão descritos na CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. Trata-se de um livro à venda nas livrarias, que é atualizado de tempos em tempos. Ele contém leis trabalhistas como a Lei do Fundo de Garantia, a Lei do Estagiário e várias outras.

Talvez você se interesse por:  Administração: o que é e como funciona uma empresa?

Nas grandes empresas há também os documentos específicos que dizem respeito a regulamentos internos e benefícios. Por exemplo: formulários relativos a dependentes no imposto de renda, autorizações para desconto em folha de pagamento de benefícios como plano saúde, plano odontológico, empréstimos etc. O auxiliar administrativo pode ser encarregado de distribuir esses documentos aos funcionários e pedir que assinem um recibo, confirmando que receberam e que estão a par das informações.

Nas empresas menores, em geral, os funcionários do setor de pessoal são encarregados de orientar os outros empregados. Procure compreender bem todas as regras, obrigações e benefícios para saber orientar outro colega caso seja necessário.

Envie este artigo para seus amigos!

Add Comment