Login

Saiba qual o tipo e a potência ideal de ar condicionado para sua casa

Escolher corretamente o ar condicionado, de acordo com o tamanho do cômodo onde ele será instalado, é importante para garantir a climatização ideal. É preciso fazer o cálculo de BTUs, necessário para que você não compre um aparelho com potência errada, nem acima nem abaixo do recomendado para o local.

Separamos algumas dicas para te ajudar nessa escolha!


Cálculo prático e rápido de BTUs para ar condicionado

Em ambiente residenciais, multiplica-se cada metro quadrado por 600 BTU. Para cada pessoa que convive no espaço, soma-se 600 BTU, sendo que a primeira pessoa não é contabilizada. O mesmo valor é somado para cada equipamento eletrônico existente no local. Por exemplo, em uma sala com 30m2 para duas pessoas com um computador: 30m2 x 600 BTU + 600 BTU (uma pessoa a mais) + 600 BTU (um computador) = 19200 BTUs. Se o cômodo ficar diretamente exposto ao sol, aconselha-se considerar 800 BTUs e não 600 BTUs para cada medida.

Principais modelos de ar condicionado

Hoje em dia há no mercado vários modelos de ar disponíveis. Nós apresentamos os mais usados.

Ar condicionado portátil

Ar condicionado portátil

Um dos motivos mais comuns para a compra desse modelo é quando o prédio não permite a instalação de um ar condicionado por conta da fachada ou por regras do condomínio. Eles são tão eficientes quanto os fixos, com a vantagem de poderem ser transportados de um ambiente para outro. Eles funciona da mesma maneira que os tradicionais: trocando ar quente por ar frio. Então, embora seja portátil, este tipo de aparelho exige um tubo extensor para fazer a troca de calor entre o ambiente interno e o externo, que fica posicionado para fora da janela ou da varanda.

Ar condicionado de janela

O ar condicionado de janela ainda é bastante usado, mas vem perdendo espaço para os modelos split. Deve ser instalado por meio de uma abertura na parede do cômodo, onde a parte traseira do aparelho fica para fora do apartamento ou da casa. Hoje, os modelos trabalham com nível aceitável de ruído e alguns possuem controle remoto. Apesar do bom preço, vale lembrar que o modelo gata mais energia. Mas, para ambientes que já contam com o buraco na parede, o modelo de janela vale a pena, pois a instalação é simples.

Ar condicionado Split

Ele conta com evaporador e condensador separados, interligados através de tubulações de cobre. Entre as suas vantagens estão a flexibilidade de instalação, o menor nível de ruído, a melhor distribuição do ar e o fato de ele ser mais econômico.

Ar condicionando window split

Ar condicionado window split

O condicionador de ar window split é um aparelho split com a parte externa reduzida. Também é mais prático e funcional do que os modelos comuns de janela. Assim, você pode ter toda tecnologia de um split na abertura da parede onde são instalados os aparelhos comuns. É muito indicado para aquelas pessoas que não podem comprometer a estrutura da construção ou modificar a estética da fachada com um aparelho de janela.

Ar condicionado hi wall

Ar condicionado hi wall

É um split que permite a instalação na parede. É o tipo mais comum de split e está cada vez mais bonito, com design elegante, painel espelhado, colorido, com adesivos decorativos e evaporador menor. Eles estão também mais baratos.Pode ser instalado próximo ao teto, a uma distância entre 15 e 30cm, o que não é uma regra.

Ar condicionado multisplit

Possuem um sistema moderno, com funções e filtros semelhantes aos tradicionais modelos split hi wall, porém você pode ter duas ou mais evaporadoras com apenas um condensadora. É ideal para quem precisa climatizar mais de um ambiente ao mesmo tempo e dispõe de pouco espaço externo para a instalação da unidade condensadora.

Ar condicionado multi split

Envie este artigo para seus amigos!

Add Comment