Escala de Desenho Arquitetônico – Noções Básicas

Que é a escala de desenho?

Os desenhos das plantas de arquitetura, dos detalhes etc, são chamados de escalas, os desenhos são feitos não com as dimensões reais pois exigiriam um papel do tamanho daquilo que estamos desenhando. No caso de uma planta baixa, seria tão grande que não caberia no cômodo além de difícil de ler, por isso, usamos a escala de desenho.

Escala de desenho arquitetonico

Desenhamos aquilo que desejamos reduzindo todas as dimensões proporcionalmente segundo uma escala. Podemos por exemplo reduzir todas igualmente 10 vezes. Temos neste caso uma escala de 1:10 (lê-se: um para dez).

Fica claro, portanto, que a escala é uma relação entre a dimensão usada para representar um objeto no desenho e a sua dimensão real.

O mestre de obras, pedreiro e etc, precisa utilizar os dados em escala pelo desenho e transportá-los para a obra. Uma distância qualquer, por exemplo, a posição de uma tomada ou de um ponto de luz, a marcação das dimensões de um boxe etc.

Alguns exemplos de escalas de desenho

  • Escala de 1:50 (a mais comum em arquitetura) cada metro no desenho corresponde a 50 metros reais, ou seja: 1cm corresponde a 0,5m, ou 50cm.
  • Escala de 1:100 cada metro no desenho corresponde a 100 metros reais, ou seja: 1cm corresponde a 1m.
  • Escala de 1:20 cada metro corresponde a 20 metros reais ou seja 1cm corresponde a 0,2m.
  • Escala de 1:25 cada metro corresponde a 225 metros reais, ou seja: 1cm corresponde a 0,25m.

O escalímetro é uma ferramenta usada para facilitar o desenho e leitura de escalas de desenho em plantas.