Login

Como limpar caixa d’água – passo a passo


A caixa d’água é um reservatório destinado ao armazenamento e abastecimento da casa. Geralmente é colocada na parte mais elevada entre o forro e o telhado, acima do banheiro, o que facilita sua instalação e garante a pressão necessária para o chuveiro e demais saídas de água.

Como limpar caixa d'águaPara a saúde das pessoas, é essencial que a caixa-d’água esteja sempre limpa. Por isso, a cada seis meses, o caseiro deve limpar e mantê-la tampada, para evitar a entrada de pequenos animais ou sujeiras.

É importante programar o dia da lavagem para não desperdiçar água. Se a limpeza for programada, é possível fechar o registro do encanamento de entrada e usar a água da caixa até esvaziá-la, quase por completo, mantendo um palmo de água necessário para iniciar a limpeza. Se não for possível esvaziar a caixa dessa maneira, o desperdício de água será grande. Procure não desperdiçar esse líquido precioso.


Acompanhe a técnica de limpeza de caixa d’água

Material para limpeza de caixa d’água

  • Escada;
  • Baldes;
  • Caneca;
  • Panos de limpeza;
  • 2 litros de água sanitária ou 1 litro de cloro;
  • Copo;
  • Vassoura limpa;
  • Saco de lixo;
  • Pá de lixo.

Passo a passo de limpeza de caixa d’água

Aprenda a limpar caixa d'água1. Chegue até a caixa d’água utilizando o recurso disponível (escada fixa ou móvel).
2. Destampe a caixa e verifique suas condições (nível da água e sujeira). Às vezes, a sujeira não é aparente porque fica alojada nas paredes e no fundo, mesmo assim é preciso lavá-la.
3. Deixe à mão 3 baldes de água limpa.
4. Quando a caixa estiver com mais ou menos um palmo de água, bloqueie a saída para o cano com um tampão de pano (bucha de pano).
5. Na água que restou coloque 1 copo de cloro ou 2 copos de água sanitária. Com ajuda do balde ou da caneca, jogue a solução na tampa e nas paredes da caixa. Com uma vassoura limpa, esfregue a tampa, as paredes e o fundo da caixa. Não use sabão, detergentes nem outros produtos.
6. Jogue a água limpa, que estava nos baldes, nas paredes para que todos os resíduos saiam.
7. A água suja pode ser escoada da caixa por um encanamento separado ou retirada com balde, caneca e panos. A água suja não pode ser descartada pelo mesmo encanamento que faz distribuição da água para a casa.
8. Depois que toda água da lavagem for retirada, enxugue bem a caixa com um pano limpo torcendo-o dentro do balde. Se acumular sujeira no fundo da caixa, junte e retire com uma pá de lixo muito bem limpa. Depois, use panos
limpos para secar.
9. Retire o tampão, lave-o muito bem, fora da caixa e recoloque no lugar.
10. Abra o registro e deixe entrar mais ou menos um palmo de água na caixa. Adicione o restante da água sanitária ou o restante do cloro, misture na água, com uma caneca ou com o balde. Jogue bastante dessa solução desinfetante na tampa e nas paredes internas da caixa. No período de duas horas, repita a operação, no mínimo, por três vezes.
11. Passadas as duas horas, retire o tampão de pano e esvazie a caixa. Agora, essa água já pode ser escoada pelo encanamento normal da casa. Abra torneiras e acione descargas. Essa água vai desinfetar os canos.
12. Coloque a tampa no lugar corretamente para evitar contaminação e transmissão de doenças através da entrada de insetos, pequenos animais ou sujeiras.
13. Anote numa etiqueta a data da limpeza e cole do lado de fora da caixa.
14. Finalmente, abra o registro de entrada de água e deixe a caixa encher naturalmente. À medida que a caixa encher, a água já pode ser utilizada.

Talvez você se interesse por:  Emprego de caseiro: designação, funções e ocupação
Como limpar caixa d’água – passo a passo
5 (100%) 3 votes

Add Comment