Login

O que é e Como Organizar o Canteiro de Obras

Antes de iniciar uma obra, ou seja, um trabalho de construção civil, torna-se necessário organizar o local onde se desenvolverão os serviços de modo a evitar confusão, perda de tempo e mesmo, em certos casos, quase impossibilidade de executar a construção. Chama-se Canteiro de Obras o local onde se desenvolvem os trabalhos de construção.

A organização do canteiro de obras é tanto mais complexa quanto mais completa e ampla for a obra a executar.

Claro é que, para construir uma pequena residência é desnecessário grande número de facilidades. Um pequeno barracão para depósito atende bem.


Dentro dessa ideia geral, conforme o vulto e complexidade da obra, podemos ter no canteiro de obras uma ou mais das facilidades que citaremos a seguir:

  1. Tapume: Destinado ao fechamento do canteiro de obras, de modo a impedir ou dificultar a entrada de pessoas estranhas e bem assim a saída indevida demateriais e equipamentos necessários à obra. É geralmente uma parede ou cerca de madeira de qualidade inferior ou compensada.
  2. Almoxarifado: Local destinado à guarda de material e seu controle e distribuição para a obra. É geralmente uma construção provisória tipo barracão, onde são abrigados os materiais que não devam ficar expostos ao tempo, tais como o cimento, gesso, condutores elétricos, ferragens, tintas, portas, janelas, grades etc. É claro que, no caso de pequenas obras, almoxarifado nada mais é que um barracão ou mesmo uma dependência qualquer, se já existe um prédio no local.
  3. Escritório: Obras de maior porte podem exigir um verdadeiro escritório de obras destinado aos trabalhos administrativos e controle técnico. Plantas, diário de obras, controle de ponto do pessoal, telefone etc., exigem local apropriado, geralmente o escritório de obras. Ás vezes, o vulto e complexidade da obra são de tal ordem que exigem uma grande construção semipermanente para escritório, almoxarifado, sanitários, gerador de energia elétrica etc.
  4. Sanitário: Destinado às necessidades fisiológicas e de banho do pessoal que trabalha no canteiro, pode constar de uma construção provisória própria ou fazer parte do almoxarifado, do escritório ou inexistir, desde que exista outro local apropriado.
  5. Casa de vigia: É um local destinado ao empregado responsável pela vigilância da obra. Pode constituir-se apenas de uma simples guarita.
  6. Depósito de areia: Destinado à armazenagem de areia para construção, é apenas um local ao tempo destinado à concentração dos agregados miúdos, destinados ao concreto ou às argamassas para alvenaria ou revestimento. Sua localização deve ser próxima das centrais de preparo de concreto ou argamassas.
  7. Depósito de britas: Próximo das centrais de preparo de concreto deve ficar o depósito de agregado graúdo destinado ao concreto. É também apenas um local ao tempo onde é reunida a pedra britada.
  8. Depósito de ferro de construção: Consiste geralmente de um local onde são armazenados, ao tempo, os ferros destinados à armação do concreto. Deve situar-se próximo do local ou central de dobragem de ferros e melhor será que se constitua de uma cobertura que proteja do sol e da chuva.
  9. Central de corte e dobragem de ferro: local destinado à produção de armações. Os principais equipamentos de corte são os manuais (arco de serra e tesoura de cortar ferros) e elétricas (policorte). No último caso É preciso fixar a policorte numa bancada de madeira que tenha o comprimento das barras de aço (12m) para que seja possível marcar na própria bancada os comprimentos de corte das barras. Em relação aos serviços de dobragem, utiliza-se a chave de dobra.
  10. Central de preparo do concreto: É o local onde se prepara o concreto. Pode constituir-se de uma instalação complexa em obras de grande vulto ou simplesmente uma betoneira destinada á mistura dos ingredientes do concreto ou mesmo uma simples prancha de madeira onde o concreto é preparado manualmente.
  11. Depósito de madeira: Pode constituir-se de um barracão especialmente destinado ao abrigo e guarda do madeiramento ou apenas um local no próprio almoxarifado.
  12. Carpintaria: local destinado à produção de formas de concreto, madeiramento da cobertura entre outros. O principal equipamento da carpintaria é a serra circular.
Talvez você se interesse por:  Orçamento e Planejamento de Obras

Projeto de canteiro de obras

Para ajudar na organização do canteiro de obras, compartilhamos esta planta baixa com as divisões do canteiro.

Projeto de canteiro de obras

O que é e Como Organizar o Canteiro de Obras
4.7 (93.33%) 3 vote[s]

Envie este artigo para seus amigos!

Um Comentário

  1. Rafaela Dornelos 6 de setembro de 2016

Add Comment