Login

Umidade nas paredes: Tratamento para acabar com umidade no rodapé das paredes

Aprenda como acabar com a umidade no rodapé das paredes através de um passo a passo que ensinará a correta aplicação de revestimento impermeabilizante.

A prevenção é a melhor maneira para evitar a umidade, pois a correção pode envolver reforma, mão de obra, entulho e eventual aluguel de outro imóvel) e indireto (móveis danificados e até a saúde do morador pode ser prejudicada). Porém, se já há vazamentos e umidade, é necessário eliminá-los para ter um ambiente saudável.


Uma opção de produto para esta finalidade é o Vedatop, revestimento impermeabilizante que adere ao concreto, à alvenaria e à argamassa, podendo ser aplicado em caixas d’água, piscinas, reservatórios, áreas frias e rodapés. O produto não é tinta de acabamento, mas permite que as paredes recebam pintura após a aplicação.“A umidade nos rodapés pode causar escurecimento de rejunte, danos nas madeiras (ficam empenadas), destacamento, bolhas, trincas e manchas na pintura, além de mofo, bolor e mau cheiro em carpetes sintéticos”, comenta Eliene Ventura, gerente técnica da Vedacit/Otto Baumgart.

Como acabar com umidade na parede [RODAPÉ] passo a passo

Para saber como corrigir esse problema, confira o passo a passo preparado pela Vedacit mostrando os procedimentos necessários para a aplicação do produto.

Materiais necessários para acabar com umidade de parede

  • Vedatop (disponível em balde de 18 Kg, caixa de 18 Kg ou galão de 4 Kg);
  • Agitador mecânico;
  • Broxa ou trincha;
  • Bianco (resina sintética);
  • Óculos de segurança, avental de PVC, máscara com filtro para pó e luvas de borracha.
Talvez você se interesse por:  Impermeabilizantes: Acabe com a Infiltração em Casa

Remoção do revestimento da parede

1 Remova 1,5 metro de altura do revestimento da parede até chegar à alvenaria e avance 40 cm do piso. A área na qual o produto será aplicado deve estar limpa e isenta de pó ou partes soltas.

Mistura adequada do material

2 Para garantir uma perfeita impermeabilização da parede, o Vedatop deve ser muito bem misturado de acordo com a orientação do fabricante. Utilize o agitador mecânico para garantir uma mistura homogênea.

Atenção! NUNCA acrescente água nessa mistura. Utilize somente o líquido fornecido na embalagem.

Aplicação do impermeabilizante para acabar de vez com a umidade da parede

3 Aplique de três a quatro demãos cruzadas de Vedatop com broxa ou trincha em, no máximo, uma hora após a mistura, obedecendo a um intervalo de aproximadamente seis horas entre as demãos.

Fique atento: A aplicação do produto deve ser feita por um profissional. Muitas vezes o próprio profissional encarrega o ajudante ou auxiliar de aplicar o produto e vai fazer outras coisas ou até mesmo se ausenta da obra. Então fique de olho! Produto mal aplicado é sinônimo de desperdício e certamente o problema voltará a aparecer.

A superfície que receberá o produto deve ser molhada antes. Em alguns casos deve ser saturada de água mesmo. Isso garante que a superfície não absorva o líquido da mistura o que ocasionaria uma perda da qualidade.

Dica: Procure aplicar  o produto garantindo boa ventilação no local. O Vedatop tem cheiro característico de cimento, não agressivo, mas demora mais para secar em ambientes confinados.

Cobrindo o impermeabilizante com chapisco

4 Sobre o Vedatop, faça chapisco com cimento, areia, água e Bianco, Resina sintética de alto desempenho que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos.

Talvez você se interesse por:  Impermeabilizantes: Acabe com a Infiltração em Casa

Finalizando a aplicação do impermeabilizante

5 Após aplicação do chapisco efetue o reboco das paredes e contrapiso do chão. Deixe essas áreas prontas para receber o acabamento, pintura, textura, revestimento cerâmico, piso e etc.

Confira esse vídeo ensinando [PASSO A PASSO] como acabar com umidade em paredes

Umidade nas paredes: Tratamento para acabar com umidade no rodapé das paredes
5 (100%) 2 votes

Envie este artigo para seus amigos!

Add Comment