Serviços de caseiro: como cuidar de animais domésticos

Esta pode parecer uma tarefa sem importância, mas não se engane! Quem tem cachorro ou outro animal em casa sabe que é importante dar carinho, atenção e ter cuidados diários com os animais domésticos. E como muitas vezes são considerados parte da família, todo cuidado é pouco com essas criaturas amadas pelos seus donos.


Os animais domésticos devem ser levados periodicamente ao veterinário, mas isso geralmente fica a cargo dos donos da casa. De qualquer forma, o caseiro deve ficar atento ao comportamento dos animais e à sua rotina de cuidados como alimentação, higiene e saúde.

Aqui serão considerados somente os animais domésticos cachorro e gato, que, além dos cuidados de rotina, esperam brincar um pouco e ter carinho do caseiro.

Veja os cuidados básicos que se deve ter com os animais:

Alimentação

Dê a ração na quantidade e horários estabelecidos pelo veterinário, ou pelos donos da casa, verificando diariamente se o animal está comendo a quantidade estabelecida. Deixe sempre uma vasilha com água limpa à disposição do animal e troque-a várias vezes ao dia. Avise ao dono sobre qualquer problema relacionado ao comportamento do animal, seja falta de apetite ou aversão à água.

Higiene

como-cuidar-animais-domesticosDar banho e escovar os pêlos dos animais são cuidados que podem estar a cargo do caseiro. Em algumas casas, no entanto, o dono gosta de executar a tarefa ou leva o animal em local especializado. A “casinha do cachorro” deve ser limpa semanalmente, no mesmo dia em que é dado o banho, para manter a higiene e a saúde do animal. Alguns gatos não tomam banho, mantêm-se limpos por si mesmos. No entanto, gatos de pêlos longos necessitam ser escovados e/ou penteados.

O canil e o lugar em que o cachorro faz suas necessidades devem ser limpos e, diariamente, lavados. Já os gatos costumam ter um lugar certo para fazer suas necessidades fisiológicas e as fezes (mesmo enterradas) devem ser removidas todos os dias.

Saúde

Fique atento para os hábitos do animal, verificando se ele está bem de saúde ou se algo mudou em seu comportamento. A falta de apetite ou não querer beber água não são bons sinais, comunique imediatamente aos donos para que o animal tenha um acompanhamento veterinário. A medicação como vermífugos, vitaminas e outros devem ser dados em datas e horários indicados pelo veterinário ou pelo dono da casa. A carteira de vacinação dos animais deve ficar em local de fácil acesso.

Atenção!

O prato de comida dos animais domésticos nunca deve ser lavado junto com a louça da família. Cada animal de estimação deve ter seus próprios pratos e vasilhas; e todas lavadas separadamente.

Add Comment